Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sábado - 08 de Maio de 2010 às 14:58

    Imprimir


A 30 dias úteis do prazo final para entrega das declarações à Receita Federal, a grande maioria das empresas ainda não solicitou o certificado digital.


Levantamento da Serasa Experian mostra que cerca de 80% das empresas abrangidas pelas Instruções Normativas 969 e 995 da Receita Federal ainda não estão com o certificado digital em mãos para fazer a entrega, no dia 22 de junho próximo, de suas declarações com base no lucro real, arbitrado e presumido, (como, por exemplo, DCTF, DIPJ, Derex, Dacon). Em torno de 1,12 milhão de empresas têm 30 dias úteis para providenciar seu certificado.


"Apenas 20% das 1,4 milhão de empresas que necessitam do certificado digital para o cumprimento dessa obrigação fiscal já o providenciaram, e quem deixar para os últimos dias, poderá ter dificuldade para ser atendido nos locais e horários de sua conveniência", alerta Igor Ramos Rocha, presidente de Negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.


A Secretaria da Receita Federal publicou a IN nº 969 em outubro de 2009, dispondo sobre a necessidade, a partir de 1º de janeiro de 2010, da entrega, com certificação digital, das declarações e demonstrativos das empresas tributadas com base no lucro real, no lucro presumido ou no lucro arbitrado. A novidade é a determinação para as empresas que se enquadram no lucro presumido, pois as empresas tributadas pelo lucro real ou arbitrado já haviam aderido desde 2007. A medida vale a partir deste ano 2010, e se aplicará às declarações de qualquer exercício e não somente às referentes aos períodos de apuração de 2010.


Como Autoridade Certificadora, a Serasa Experian recomenda o certificado tipo A3 para a entrega das declarações, pela sua melhor relação custo/benefício para as empresas. A emissão do certificado é um processo simples e rápido, mas, por regulamentação oficial, requer a presença física de seu titular. Por isso é necessário que as empresas providenciem a solicitação de seu certificado o quanto antes, a fim de terem à disposição datas e horários convenientes para a emissão.


O levantamento da Serasa Experian para estimar o número de empresas que ainda não têm o certificado digital para a entrega das declarações é feito com base no cruzamento de informações de seu banco de dados sobre empresas com números de certificados emitidos pela própria Serasa Experian, e ponderado de acordo com sua participação no mercado de certificado digital.


Por meio do site http://loja.certificadodigital.com.br/serasa/, ou do telefone 0800-773-7728, as empresas podem fazer a solicitação de seu certificado digital e agendar local e data para emissão. A Serasa Experian mantém postos de atendimento em todo o país.

Serasa Experian


A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

 
Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia,www.serasaexperian.com.br.


Experian


A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.


A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil.





Fonte: Maxpress

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23583/visualizar/