Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Quinta - 29 de Abril de 2010 às 15:33

    Imprimir


Governo de Mato Grosso dá mais um importante passo para solucionar a questão do abastecimento de gás para o Estado. Numa reunião na manhã desta quinta-feira (29.04), na sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro (RJ), entre o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli foi acertado que parte do gás comprado da Bolívia poderá ser cedido para Mato Grosso. "Consideramos um avanço importante porque temos a garantia da Petrobras do fornecimento do gás dentro do contrato já existente", argumentou o governador.

A efetivação do processo depende agora da aprovação do Governo Boliviano, isso porque atualmente o contrato da Petrobras com a Bolívia prevê o recebimento diário de 31 milhões de metros cúbicos do produto, que chegam ao país pela divisa com Corumbá (MS). Destes 31 milhões, o presidente da Petrobrás sinalizou com a possibilidade de ceder 2, 2 milhões metros cúbicos/dia para o abastecimento do Estado de Mato Grosso. Porém será preciso que essa parte do gás seja transportada para a divisa com San Mathias (BO) e Cáceres (MT).

O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, e o diretor-presidente da Empresa Pantanal Energia , Fábio Garcia, participaram da reunião no Rio de Janeiro. Para Fábio Garcia, o resultado representa um novo cenário e foi extremamente positivo. “Essa posição da Petrobras solucionaria o fornecimento de gás em Mato Grosso”, disse o presidente da Empresa responsável pelo transporte do produto.

Pedro Nadaf explicou que o Governo de Mato Grosso vai intensificar a relação com o Ministério de Relações Exteriores para garantir celeridade na aprovação.

Estiveram presentes também no encontro, a diretora de Gás e Energia da Petrobrás, Maria das Graças da Silva Foster e o secretário de Comunicação Social de Mato Grosso, Osmar de Carvalho.





Fonte: SECOM/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23667/visualizar/