Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 28 de Abril de 2010 às 22:57

    Imprimir


Com o intuito de prevenir e diminuir os agravos à saúde causados no período de queimada e tempo seco, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, vem combatendo desde 2002 através do Projeto Quadrante as queimadas urbanas em Cuiabá. Conforme o Coordenador do projeto, Vladimir Bouret, já vem sendo feito um estudo na Secretaria para ampliar a eficiência da gestão pública realizada pelos vários órgãos responsáveis pelo trato das queimadas urbanas, no período de estiagem no bioma de cerrado de junho à outubro no ano de 2010.

“Para este ano o Projeto Quadrante visa melhorar ainda mais o atendimento aos focos de queimadas, mas inicialmente mantém o foco voltado para a fiscalização preventiva nos terrenos baldios, notificando e multando os proprietários que não mantém seus terrenos limpos conforme prevê  a lei Municipal. O Projeto Quadrante também prevê ações de conscientização da população para  os riscos das  queimadas  em parceria com as Secretarias Municipais  de Saúde, Infra- Estrutura e o Corpo de   Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso”.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Archimedes Pereira Lima  Neto, em 2009 houve  uma redução em cerca de 67% dos focos de  queimadas dentro do perímetro urbano de Cuiabá, sendo que 80% das denúncias foram atendidas sendo a maioria pelos brigadistas do projeto, e o restante  pela  equipe do Corpo de Bombeiro Militar. “Alguns fatores ajudaram na questão de redução de focos como o alto índice pluviométrico do ano de 2009,  a fiscalização preventiva, o aproveitamento dos espaços vazios da  capital com novas   construções de edifícios residenciais,  e também a melhoria  na conscientização da população que fora orientada para não atear fogo  nas áreas  com mato  e acúmulo de lixo”. Mas a equipe do Projeto Quadrante faz a ressalva, que embora tenha chovido mais em 2009 o que favoreceu o crescimento da vegetação, neste ano de 2010 a biomassa possível de combustão no período de estiagem será bem  maior.  






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23669/visualizar/