Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sábado - 17 de Abril de 2010 às 12:28

    Imprimir


Pedro Alves SES/MT
Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e várias vidas são salvas.
Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e várias vidas são salvas.

O MT Hemocentro lança na próxima segunda-feira (19.04) mais uma Campanha de Doação de Sangue, que tem por objetivo atender a demanda de sangue em todo Estado e será realizada até o dia 08 de maio.

Durante o período da Campanha as doações poderão ser feitas nos postos fixos de coleta para captação de novos doadores e para aqueles doadores regulares de sangue. Um dos locais de doação é a sede da Unidade do MT Hemocentro que fica na Rua 13 de junho, 1.055, bairro Porto, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 07 as 17h30 e aos sábados, das 07 as 12h. O outro local funciona no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, situado na Rua General Valle, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h.

Além dos postos fixos, as doações poderão ser feitas na Unidade Móvel do MT Hemocentro, que fica posicionada em frente à Praça da República, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 08 às 17h e nas terças-feiras, em frente ao Postão da Várzea Grande, das 08 às 18h.

“Com mais esta campanha, esperamos aumentar o número de doadores fidelizados, ou seja, aqueles que doam sangue com freqüência, respeitando o intervalo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens em cada doação”, disse a diretora geral do MT Hemocentro, Eliana Rabani.

Eliana Rabani reforça o chamado dizendo que o ato de doação de sangue é um gesto de amor e solidariedade, com o qual é possível salvar até quatro vidas. “Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e várias vidas são salvas. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue em seu organismo. Durante a doação, são coletados no máximo 450ml de sangue”, ressaltou.

CONDIÇÕES BÁSICAS- As pessoas que forem doar sangue devem gozar de boa saúde, apresentar documento com foto, válido em todo território nacional, ter entre 18 e 65 anos de idade e pesar acima de 50kg.

QUEM PODE- Doadores nunca devem doar sangue em jejum, devem fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, devem evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e devem evitar alimentos gordurosos no dia da doação.

NÃO PODEM- Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

“O MT Hemocentro tem a responsabilidade de coordenar a política de sangue em todo o estado de Mato Grosso. Isso significa atender a demanda de todas as unidades de Saúde, na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão”, completou.





Fonte: SES-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23765/visualizar/