Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 15 de Abril de 2010 às 17:11
Por: Thaís Raeli Mussauer

    Imprimir


No jantar de despedida da missão “Mato Grosso no Circuito Lusófono” foi selada a parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, através do titular Oscemário Daltro e a Associação Etnia, presidida por Mário Alves em Portugal. Na ocasião, o secretário assinou um termo de cooperação para que seja dada continuidade ao trabalho de intercâmbio entre Mato Grosso e Portugal no segmento da cultura, com a possibilidade de aglutinar também os segmentos da economia e do turismo.

O jantar aconteceu na noite de terça-feira (13 de abril) em uma tradicional casa de fado de Lisboa no histórico bairro da Madragoa. Como testemunhas, assinaram também o acordo o superintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, o assessor do Ministro da Educação e Cultura de São Tome e Príncipe, Ayres Major, o presidente da Junta da Freguesia de Santos-o-Velho, Luiz Monteiro e Manuel Gomes, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia.

O termo consolida um trabalho da Secretaria de Cultura no que diz respeito a internacionalizar a identidade mato-grossense na cultura, economia e turismo através de levar e trazer representações à pátria mãe do Brasil. O Circuito Lusófono, do qual Mato Grosso faz parte desde novembro, é um trabalho da Associação Etnia, coordenado no Brasil pelo Instituto Cultural Lusófono, e incluí a visibilidade da cultura entre os países de língua portuguesa.

Segundo Mário Alves,  o termo de parceria é importante porque as perspectivas de trabalho de cooperação internacional  abrem  espaço para combater o desconhecimento dos portugueses sobre o Brasil-Central e vice-versa.  “Sentimos este acordo como uma honra e uma responsabilidade, e  esperamos estar à altura da confiança que a Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso está depositando em nós. No Brasil-Central sabe-se pouco sobre Portugal e certamente muito menos sobre a Lusofonia, e mudar essa realidade será o principal objetivo da nossa ação", disse o presidente.

A missão “Mato Grosso no Circuito Lusófono” foi promovida pelo Sebrae-MT e contou com a presença de 12 representantes do segmento cultural. Além de uma série de visitas pelas cidades de Portugal, simultaneamente aconteceram ainda as exposições “Cores e Sensações” (fotografia) , com o recurso do Projeto de Apoio à Cultura (Proac) e “Cores do Pantanal “ (Artes Plásticas) "Cores e Sensações" é uma mostra de fotos de Chapada dos Guimarães retratada pelas lentes dos fotógrafos Chico Venâncio, Eduardo Ikeda e José Luiz Medeiros e coordenada pela jornalista Thaís Raeli.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23786/visualizar/