Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 10 de Abril de 2010 às 11:18

    Imprimir


Depol/Campo Novo do Parecis
Mutirão contra as drogas realizado em Campo Novo do Parecis
Mutirão contra as drogas realizado em Campo Novo do Parecis

O projeto “De Cara Limpa Contra as Drogas” será implantado no município de São José dos Quatro Marcos (315 km a Oeste). O lançamento acontece neste domingo (11.04), a partir das 7 horas da manhã, com várias atividades esportivas, culturais e atrações musicais.

As ações de prevenção e repressão do programa serão executadas, por meio de parcerias entre a Polícia Civil com a Prefeitura Municipal, iniciativa privada e diversos segmentos da sociedade. Onze escolas e a Faculdade de Quatro Marcos (FQM) aderiram ao projeto. São quase dois mil estudantes que vão receber atividades desportivas e culturais do programa, além de oficinas, palestra, gincanas, teatro e os concursos de frases, desenhos, cartazes e paródias com o tema drogas.

O município de São José dos Quatro Marcos assim como outros localizados na fronteira, é considerado um dos corredores do tráfico de drogas e as famílias sofrem com o consumo de entorpecentes. Segundo a Delegacia da Polícia Civil local, pontos de venda de drogas (boca-de-fumo) têm aumentado na cidade e por conta disso os crimes de roubo e homicídio começam a preocupar as autoridades. No ano passado, a Polícia Civil registrou 34 roubos e 10 homicídios dolosos. Enquanto que em 2008 foram 15 roubos e 6 crimes de homicídios.

Com a implantação do projeto, a Polícia espera reduzir a demanda de consumidores, mostrando as crianças, jovens e adultos que para ter uma vida saudável não há necessidade de usar drogas.

De Cara Limpa Contra as Drogas é um projeto da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, desenvolvido com apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O programa é executado pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) de Cuiabá e busca sensibilizar e conscientizar a sociedade de que a prevenção ao uso e a repressão ao tráfico de drogas não é apenas dever da polícia, mas responsabilidade de todo cidadão que deseja um mundo de paz.

O projeto objetiva prevenir o uso e combater o tráfico de drogas, conscientizando sobre os prejuízos irreparáveis para quem as usa e para toda a sociedade. O programa está alicerçado em três pilares: família, trabalho e dignidade.





Fonte: PJC-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23827/visualizar/