Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 06 de Abril de 2010 às 11:03

    Imprimir


Equipamentos de segurança auxiliam revista e evitam entrada de celulares e drogas nos presidios.
Equipamentos de segurança auxiliam revista e evitam entrada de celulares e drogas nos presidios.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apreendeu em 2009, dentro das unidades prisionais de Mato Grosso, 3.344 aparelhos celulares, chip, chuchos, facas, serras e outros objetos e 7.619 porções de substâncias como maconha, pasta base e cocaína.

Os objetos e entorpecentes foram encontrados durante as revistas que são realizadas com freqüência nas unidades do Sistema Prisional do Estado. Para tanto, os agentes prisionais contam com o suporte do que há de mais moderno em detecção de objetos.

Recentemente, a Sejusp recebeu 21 portais de alta sensibilidade e 65 detectores portáteis destinados ao Sistema Prisional de Mato Grosso, um investimento no valor de R$ 1,2 milhão do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e contrapartida do Governo do Estado.

A aquisição dos equipamentos faz parte do plano da Sejusp de modernização e segurança do Sistema Prisional de Mato Grosso, garantindo melhor fiscalização dentro das unidades.

Os portais de alta sensibilidade podem reconhecer objetos metálicos e cerâmicos, madeiras, plásticos e materiais compostos, exibindo as imagens em três dimensões para os operadores e emitindo um sinal de alerta caso haja algum objeto estranho no corpo do visitante.

Todas as unidades do Estado estão sendo equipadas com portais de detecção de metais, detectores portáteis e banquetas, instrumentos que devem auxiliar e otimizar o trabalho dos agentes prisionais durante o período de visitação.

“A aquisição de novas tecnologias, como dos portais de alta sensibilidade, reforçam a ação de enfrentamento e saneamento dentro das unidades, que visa o combate das entradas de produtos não permitidos dentro das cadeias e penitenciárias do Estado”, disse o secretário adjunto de Justiça, tenente coronel PM Zaqueu Barbosa.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23873/visualizar/