Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 29 de Março de 2010 às 22:37

    Imprimir


Secretaria de Viação e Obras de Várzea Grande interrompeu a Operação Tapa Buraco na Avenida Filinto Muller, em compensação as equipes estão realizando a ação na Estrada do Capão Grande, para este serviço esta sendo usada a massa de asfalto quente, o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

A operação tapa buraco foi deflagrada na segunda-feira (22) na Av. Filinto Muller, a ação foi interrompida na sexta-feira (26) devido a chuva e retomada na manhã de hoje (29) na Estrada do Capão Grande. “Estamos na baixada da Av. Filinto Muller, devido a chuva aquela região ficou muito encharcada, atrapalhando a execução da operação, pois não podemos jogar a massa quente em locais úmidos”, explicou Waldisney Moreno, titular da pasta.

Na Av. Filinto Muller já foram utilizados 100 toneladas de CBUQ, a secretaria já utilizou 8 caminhões na operação somente na última semana.

O CBUQ é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras. “É um material muito superior, assim podemos garantir o resultado da operação, uma vez que é necessário apenas poucos minutos para que a massa se firme”, destacou Moreno.“Assim que a chuva der uma trégua e o asfalto da Filinto Muller oferecer as condições necessárias, vamos retornar com a operação para essa avenida”, concluiu Waldisney.

CBUQ - é composto por um agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e um ligante (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo. A mistura dos agregados com o ligante é realizada à quente em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibroacabadora. Após seu lançamento a mistura é compactada por rolos compactadores até atingir a densidade especificada em projeto.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23895/visualizar/