Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Quarta - 24 de Março de 2010 às 13:42

    Imprimir


Central de comercialização em Várzea Grande estimula o consumo e a produção de produtos regionais.
Central de comercialização em Várzea Grande estimula o consumo e a produção de produtos regionais.

A partir de hoje produtores rurais, agricultores familiares, hortifrutigranjeiros e a população mato-grossense já podem usufruir da Central de Comercialização da Agricultura Familiar José Carlos Guimarães, inaugurada pelo governador de Mato Grosso Blairo Maggi, nesta quarta-feira (24.03), em Várzea Grande.

O
local, que recebeu um investimento de R$ 3,6 milhões, será responsável por concentrar e distribuir a produção e comercialização dos mais variados produtos da agricultura. “Eu espero que a partir da inauguração de hoje, nós possamos ter este elo para que o Estado possa ser exercitado e assim em muito pouco tempo transformar na maior alternativa entre os pequenos produtores da agricultura familiar e os consumidores através do supermercado e outras redes de distribuição do Estado”, disse o governador referindo-se ao espaço, que tem a função de trabalho conjunto entre os produtores e os compradores.

Maggi destacou ainda que a central é um resgate de um compromisso do Estado, sendo que a construção do prédio foi possível devido à doação do terreno por parte de José Carlos Guimarães, nome escolhido do local. “José Carlos Guimarães, hoje já falecido, acreditava na época que isso poderia melhorar a vida dos pequenos produtores”, lembrou.

A inauguração da central de comercialização em Várzea Grande estimula o consumo e a produção de produtos regionais. Segundo o vice-governador Silval Barbosa, a central representa um marco na agricultura familiar no Estado e os produtores estão preparados para essa nova fase de comercialização de produtos. “Nós queremos dentro de um planejamento muito próximo deixar de importar menos frutas, legumes, verduras. O objetivo do governo é fortalecer a Agricultura Familiar”, afirmou.

O secretário-adjunto da Agricultura Familiar da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), Jilson Francisco Silva, explicou que a central vai atender todos os municípios do Estado. “Cada município vai ter um espaço que deverá atender os 1.200 pequenos produtores já cadastrados. Existe um diagnóstico onde identificamos produtores que produzem com tecnologia, tem produção de escala, e a tendência é que esses produtores comecem a efetivamente trazer a sua produção de maneira mais organizada a central de comercialização”, declarou.

Ele disse que em breve será feito um leilão de produtos diretamente dos produtores rurais. “A pretensão é da gente fazer aqui leilão semanal ou quinzenal direto do produtor ao atacadista de Cuiabá e Várzea Grande”, afirmou o secretário-adjunto.

A central de comercialização vai beneficiar diretamente produtores rurais como o produtor rural de Cuiabá, Nélio Pinho. “Com o espaço vamos eliminar os atravessadores que vão lá e compram o nosso produto. Agora, vamos vender direto ao consumidor com o preço justo facilitando a vida do produtor”, afirmou Nélio.

CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO

A unidade disponibilizará espaços para locação de comercialização dos produtos, 95 boxes para comerciantes atacadistas, salas e salões para serviços para incentivar a produção, além de orientar e disciplinar a distribuição de hortifrutigranjeiros e outros produtos alimentícios de forma a atender à demanda do mercado.

A iniciativa do Governo beneficiará cerca de 21.000 famílias dos 14 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá (Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Campo Verde, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande).

Participaram do evento secretários de Estado, deputados, prefeitos, vereadores, produtores rurais e população em geral.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/23960/visualizar/