Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 30 de Março de 2016 às 22:58
Por: Redação c/ Gcom-MT

    Imprimir


Maria Anffe e José Medeiros/Gcom-MT
O governador Pedro Taques coordenou nesta quarta-feira (30.03) a segunda reunião ampliada com prefeitos do estado. No encontro, Taques ressaltou a necessidade de união para superar a crise econômica e juntos buscar soluções para superar o atual momento. Cerca de mil demandas foram encaminhadas ao Executivo estadual pelos 141 municípios de Mato Grosso.

Segundo o governador, a principal demanda encaminhada pelos 86 prefeitos presentes e também os que não puderam estar na Capital são referentes à pavimentação urbana. “Desde a vinda do ministro de Cidades Gilberto Kassab, nós já temos levantado que a maior prioridade é a pavimentação urbana”, disse.

Além disso, segundo o governador, nas conversas com os prefeitos o Estado tem buscado soluções para garantir os repasses da saúde, o pagamento do Fethab e também a possibilidade de aumento do quilômetro rodado do transporte escolar. “O Governo está aqui o dia todo os prefeitos e isso mostra que estamos preocupados com esse momento”, ressaltou.

Taques afirmou ainda que nos três primeiros meses do ano houve foi um momento com grandes dificuldades diante da redução de repasses pelo Governo Federal aos estados e municípios. Fora isso, a União também não repassou os R$ 422 milhões referentes ao FEX de 2015. “Deste montante, 25% vai para os municípios. Sem esse dinheiro os repasses diminuíram”, completou.

Consórcios intermunicipais

Responsável pela organização do evento, o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, disse que o governo pretende fazer novas rodadas de atendimento com os consórcios regionais. Para ele, o formato de atendimento beneficia os prefeitos e gera economia de tempo e de recursos, uma vez que não precisam voltar várias vezes à capital para ser atendido.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, pediu a todos os prefeitos de Mato Grosso para estreitar ainda mais a relação e parceira com o Governo do Estado para que se possa superar o momento de dificuldade.

“Sem dúvida nenhuma, precisamos ainda mais estender as mãos ao Governo do Estado e através das parcerias e diálogo superarmos esse momento tão difícil. Essa crise não termina amanhã e não termina com a saída da presidente Dilma Rousseff (PT), ela continuará. A minha mensagem é de humildade, parceria, diálogo e compreensão, juntar as nossas energias para superar”, disse.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, destacou que a reunião foi importante porque possibilita que os 140 administradores do interior tenham a oportunidade de apresentarem suas demandas direto ao governador. “É mais difícil para os prefeitos do interior virem à Cuiabá e conversarem pessoalmente com o governador. Vamos dar a oportunidade no dia de hoje aos prefeitos do interior”, afirmou.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ondanir Bortolini, lembrou que a Casa de Leis de Mato Grosso apoia ações como a desenvolvida nesta quarta. Segundo ele, os deputados fazem um esforço conjunto para apresentar, ainda nesta semana, as indicações de emendas parlamentares que serão executadas pelo governo.

No encontro com os prefeitos, Taques estava acompanho pelo vice-governador Carlos Fávaro, que está em processo de transição para ocupar o comando da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Além da Casa Civil, também houve atendimento das Secretarias de Estado de Saúde (SES); Infraestrutura e Logística (Sinfra); Educação, Esportes e Lazer (Seduc); Cidades (Secid); Assistência Social (Setas); Segurança Pública (Sesp); Meio Ambiente (Sema); Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf). Além do Instituto de Terra de Mato Grosso (Intermat) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2400/visualizar/