Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 30 de Março de 2016 às 21:50
Por: Redação c/ PJC-MT

    Imprimir


PJC-MT
Uma grande quantidade de explosivos foi apreendida em uma área de garimpo, localizada entre os municípios de Matupá e Guarantã do Norte (695 e 715 km ao  Norte), em ação conjunta da Delegacia da Polícia Civil de Peixoto de Azevedo (691 km ao Norte), do Exército Brasileiro e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, realizada na terça-feira (30.03), na operação Carga Máxima da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

O delegado Ramiro Mathias Ribeiro Queiroz disse que recebeu pedido de apoio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do Exercito Brasileiro, para vistoria no garimpo diante de informações do armazenamento de explosivos clandestinos.

No garimpo instalado em área da União, que também estaria funcionando de forma  ilegal, foram encontrados aproximadamente 582 unidades de emulsão explosiva, totalizando 290 quilos; 202 unidades de espoletas; 250 unidades de iniciador tipo Brinel; 180 metros de estopim; 925 metros de cordel detonante, além de uma espingarda calibre 20 com uma munição intacta.

O delegado informou que o material foi encontrado em um galpão e estava armazenado sem nenhuma segurança, sofrendo risco de ser desviado para uso de quadrilhas que atuam em ataques a caixas eletrônicos, com uso de explosivos, e também ações do Novo Cangaço.

O gerente do garimpo, Jefferson Strege, e o explosivista, Franscisvaldo de Jesus Carvalho, foram autuados em flagrante por posse ilegal de artefatos explosivos, com pena de 3 a 6 anos de reclusão. O flagrante foi finalizado nesta quarta-feira (30.03) e será encaminhado ao juiz da comarca. Os presos ficarão recolhidos na unidade prisional da região.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) será acionada para fiscalização na área e aplicação de multa administrativa.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2402/visualizar/