Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 17 de Março de 2010 às 14:18

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT
Governador Blairo Maggi participa do lançamento do MT Vestibular
Governador Blairo Maggi participa do lançamento do MT Vestibular
“O conhecimento é o farol que nos ilumina para nos encaminharmos bem na vida, para termos uma oportunidade na vida”, foram essas palavras utilizadas pelo governador Blairo Maggi para ressaltar a importância da educação, na tarde desta terça-feira (16.03), durante o lançamento da edição 2010 do MT Pré-Vestibular, o cursinho preparatório para o vestibular do governo do Estado, voltado para pessoas de baixa renda de todas as regiões do Estado, na sala de conferência do Palácio Paiaguás.

O curso entra no seu terceiro ano de funcionamento e para a edição 2010 o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia anunciou que ocorrerá um aumento nas vagas de 10 mil, para 14, 5mil, em 71 municípios de Mato Grosso. Em 2009 eram 25 municípios com salas de aula.

“A maior parte dos 10 mil alunos que tivemos em 2009 é de baixa renda e que a renda familiar total não ultrapassa quatro salários mínimos, com isso está comprovada a finalidade social do MT Pré-Vestibular. Essa é a oportunidade que centenas de pessoas esperavam para mudar de vida e ingressarem na universidade. A expectativa é que para a edição 2010, o número de inscritos supere 50 mil”, disse o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Francisco Daltro.

O curso cujo investimento previsto para 2010 por parte do governo do Estado é de R$ 7 milhões, será realizado por meio de aulas presenciais, de teleaulas - transmitidas simultaneamente e exibidas em telões para os municípios atendidos - e de plantões on-line para sanar qualquer tipo de dúvida que o aluno possa ter.

Os interessados em frequentar as aulas do MT Pré-Vestibular podem se inscrever por meio do site www.secitec.mt.gov.br até o dia 31 de março. A prova para seleção dos alunos será no dia 11 de abril. Não há limite de idade e nem de renda para participar. Daltro adiantou que as aulas vão começar no dia 19 abril.

O governador Blairo disse aos presentes que na opinião dele, o fator mais importante do MT Pré-Vestibular é o de poder ajudar os jovens e adultos mais carentes, a terem uma vida melhor por meio da educação. “O MT Pré-Vestibular é experiência interessante que cria novas oportunidades e alternativas para as pessoas darem um salto na vida delas ao ingressarem na universidade”, disse.

Acompanharam a solenidade os secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, o de Educação, Ságuas Moraes, e o extraordinário de Acompanhamento às Políticas Ambientais, Vicente Falcão. Além deles o presidente da União Moradores de Bairros da Capital (Ucamb), Édio Martins, bem como dezenas de presidentes de bairros e lideranças comunitárias, participaram da solenidade.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24044/visualizar/