Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Sábado - 13 de Março de 2010 às 12:38

    Imprimir


O Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine-MT) está em novo endereço. Na próxima terça-feira (16.03), às 9h, o governador Blairo Maggi, o vice-governador Silval Barbosa, a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi, a esposa do vice-governador, Roseli Barbosa, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso, José Pedro dos Reis, entre outras autoridades inauguram a reforma e ampliação do prédio onde funcionará a nova agência do Sine, localizada na Rua Baltazar Navarros, esquina com a General Valle, 567, Bairro Bandeirantes, no antigo prédio da Prosol.

Os recursos, na ordem de R$ 1,5 milhão, são provenientes de acordo judicial trabalhista e foram destinados à obra do Sine por intermédio de uma parceria entre o governo, o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho. A contrapartida do governo foi de aproximadamente R$ 450 mil para a compra de móveis e aparelhos de ar condicionado.

A reforma e ampliação do prédio iniciaram em março de 2009 e vai possibilitar a ampliação dos serviços prestados pelo órgão em Mato Grosso, bem como a instalação do Sine em uma sede própria. Até o início de março, o Sistema funcionada dentro do Ganha Tempo, na praça Ipiranga.

A nova agência do Sine-MT já é conhecida como a “Casa do Trabalhador” e conta com 1.388 metros quadrados de área construída, sendo 423 m² reservados para atendimento ao público, com a prestação de serviços como intermediação de mão-de-obra, solicitação do seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho, inscrição, entre outros atendimentos.

Além dos serviços tradicionais, o novo Sine-MT conta agora com uma unidade de inclusão digital, que vai oferecer cursos permanentes de informática básica. O laboratório funcionará em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e será específico para os trabalhadores cadastrados no Sine.

“Como além de um bom currículo, é necessário qualificação para conseguir uma vaga no concorrido mercado de trabalho atual, o trabalhador que não tem condições de pagar por um curso de informática terá a oportunidade de se qualificar gratuitamente. Temos exemplos de muitas vagas onde o requisito mínimo exigido é o curso de informática e sem isto o trabalhador fica longe de conquistar o tão sonhado emprego”, destacou a secretária Terezinha Maggi.

Outra novidade vem de uma parceria entre a Setecs e o departamento de Psicologia da Unirondon, em que acadêmicos irão orientar o trabalhador, fornecendo dicas para que ele consiga se sair bem na entrevista e seleção de emprego. Os trabalhadores serão orientados ainda sobre como se comportar numa entrevista e como elaborar um bom currículo.

Além das inovações, o novo prédio vai abrigar a parte administrativa do órgão, os setores de captação de vagas, de convocação do trabalhador e de orientação trabalhista tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O Conselho Estadual do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho também terão salas para atendimento dentro do novo Sine.

 

ACESSIBILIDADE - A nova agência do Sine oferece amplo acesso aos portadores de deficiência. O prédio tem rampas externa e interna e ainda um elevador especial, exclusivo para os cadeirantes e aqueles com dificuldade de locomoção.

 

BALANÇO - Mais que um prestador de serviço público de primeira importância, o Sine-MT se consolidou no decorrer dos últimos sete anos como um dos atores que impulsionam a economia do Estado. Isso porque nada menos que 123 mil trabalhadores mato-grossenses conquistaram a sonhada vaga no mercado de trabalho por meio do encaminhamento prestado nas 21 unidades espalhadas em todas as regiões de Mato Grosso.

Outro resultado consistente do balanço do Sine é a taxa de aproveitamento de vagas, ou seja, o índice de trabalhadores inscritos no sistema que foram efetivamente empregados. Esta taxa saltou de 44% em 2003 para 64% em 2009. “Isto é resultado de um trabalho de resgate da imagem do Sistema junto ao empresariado mato-grossense e também entre aqueles que estão abrindo negócios no estado. Além disto, o trabalhador hoje reconhece o quanto os serviços prestados pelo Sine melhoraram”, destaca a secretária Terezinha Maggi.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24071/visualizar/