Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 09 de Março de 2010 às 11:53

    Imprimir


A partir do mês de abril deste ano, as quatro escolas municipais de Chapada dos Guimarães implantarão um programa de coleta seletiva do lixo. A ação faz parte de um projeto piloto, coordenado pelo Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Promotoria de Justiça da cidade, e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com órgãos municipais e estaduais.

Para a execução do projeto, já foram adquiridos 40 latões diferenciados (resíduos úmidos e secos). Os alunos participarão de palestras e oficinas, assistirão vídeos sobre o tema e discutirão os problemas ocasionados pelo lixo como o processo de decomposição, os impactos ao meio ambiente, o trabalho dos catadores de lixo e o funcionamento da coleta seletiva.

Posteriormente ao programa de coleta seletiva, a Secretaria Municipal de Chapada dos Guimarães apresentará um projeto de educação ambiental para a cidade, até o mês de maio de 2010. De acordo com o Ministério Público, para a implementação desse projeto, serão promovidos fóruns de discussão com a comunidade e os seguintes parceiros: Secretaria Municipal e Estadual de Educação, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Corpo de Bombeiros.

Segundo o MP, embora exista uma lei estadual relacionada à educação ambiental, em Chapada dos Guimarães há somente projetos pontuais, que não são realizados de forma efetiva e contínua. Para o MP, a escola é o melhor ambiente para preparar um cidadão participativo, desenvolvendo habilidades para a adoção de atitudes comprometidas com o meio ambiente.

A Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães promoveu duas reuniões este ano com as entidades parceiras, além do "Movimento Coletivo Jovem" para discutir a implementação das ações no município.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24111/visualizar/