Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 22 de Setembro de 2016 às 17:10
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Sema-MT e WWF Brasil

O Governo do Estado e a ONG WWF-Brasil realizam neste sábado (24.09), a partir das 15h30, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, uma programação em alusão ao ‘Dia Mundial dos Rios’, criado em 2005 e comemorado anualmente no último domingo de setembro. Todos os anos mais de 60 países se unem para celebrar os rios e sua importância para a vida no planeta.

Conforme o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Baby, o objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de preservar os rios, necessários para o abastecimento das cidades, o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência de milhares de espécies. “Mesmo sendo considerado ‘berço das águas’, o grande desafio de Mato Grosso é conservar os mananciais para que nos próximos anos não haja uma crise hídrica que afete a população e os setores produtivos”.

O Coordenador do Programa Cerrado Pantanal da ONG WWF-Brasil, Júlio César Sampaio, falará sobre a importância dos rios do Pantanal para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso e para a preservação da vida e do meio ambiente. “A água é um bem precioso. Os rios e nascentes das cabeceiras do Pantanal estão em risco. Nossas ações são necessárias e urgentes. precisamos começar a atuar agora se quisermos ter água para abastecimento e água para a produção de alimentos no futuro”, afirma.

Durante o evento serão lançados cinco curta-metragens sobre o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, produzidos em diversos municípios de Mato Grosso quem mostram a importância da água e dos rios para a população local. Também haverá apresentações culturais de ‘Nico e Lau’, cantora Ana Rafaela (The Voice Brasil) e a participação especial do Chico Bento da Turma da Mônica, interagindo e tirando fotos com as crianças.

O Instituto Ação Verde e a Associação Rio Cuiabá e seus afluentes (ARICA) participarão do evento distribuindo gratuitamente mudas de espécies nativas para os presentes. A ação conta ainda com a participação de parceiros como Teoria Verde.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24253/visualizar/