Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 24 de Setembro de 2016 às 06:59
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Karen Malagoli/ALMT
Projeto de lei propõe bloqueio de celular a partir do registro do Boletim de Ocorrência
Projeto de lei propõe bloqueio de celular a partir do registro do Boletim de Ocorrência

Diante do roubo de um aparelho celular a orientação ao consumidor é para que recorra à operadora para efetuar o bloqueio, o que pode levar tempo e facilitar a venda ou a utilização criminosa do produto. Na tentativa de diminuir a incidência desse tipo de crime, o deputado Dilmar Dal'Bosco (DEM) propõe, via projeto de lei (PL) , que seja feita interrupção do funcionamento da linha telefônica pela Polícia Civil quando registrada a ocorrência, tendo a operadora o prazo máximo de 12 horas para efetuar o corte.

“É uma forma de garantirmos a segurança dos usuários da telefonia móvel, tendo em vista que se o celular for bloqueado de forma rápida, a receptação será dificultada, ou seja, os meliantes terão mais trabalho para vender ou repassar os produtos obtidos de forma criminosa, ou mesmo utilizá-los para fins criminosos como ameaça e extorsão”, argumentou.

De acordo com a proposta, a vítima que tiver o aparelho levado poderá autorizar a polícia a pedir a operadora o bloqueio do telefone. Para isso, será preciso informar o número de identificação do celular, IMEI (International Mobile Equipment Identity).

A identificação consta no próprio aparelho, em sua respectiva nota fiscal, na caixa do produto e também pode ser encontrado em qualquer modelo de celular, desde que seja digitado o seguinte código: *#06# no discador do telefone. O número que surgir na tela corresponde ao código IMEI.

“O furto a smartphones foi um dos crimes com maior incidência em Mato Grosso nos últimos anos. O bloqueio impossibilita definitivamente a utilização do aparelho, que terá como único destino o desmonte, que não possui valor agregado, reduzindo assim o interesse desses meliantes”, vislumbrou o autor da proposta.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24288/visualizar/