Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Eleições 2016
Sábado - 24 de Setembro de 2016 às 10:47
Por: Redação TA c/ TRE-MT

    Imprimir


Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT

Termina nesta segunda-feira (26.09) o prazo para que as 60 zonas eleitorais de Mato Grosso realizem as cerimônias de carga e lacre das urnas eletrônicas.

Em Cuiabá, o preparativo dos equipamentos para as Eleições Municipais 2016 finaliza nesta quinta-feira (22/09). Já no município de Várzea Grande, os trabalhos serão concluídos na sexta-feira (23/09).

Durante a cerimônia de carga e lacre, são inseridas nas urnas eletrônicas as seguintes informações: dados de eleitores, nome dos candidatos e respectivos cargos, bem como o número de identificação. Além disso, as urnas são preparadas com dados de aplicativos, programas de auditoria e softwares que são necessários para a votação e apuração dos votos.

Após o cadastramento das informações, cada urna é lacrada e guardada na sua respectiva caixa.

Ao final da cerimônia, na presença de autoridades convidadas (membros do Ministério Público Eleitoral, Juiz Eleitoral, representantes de partidos políticos, da Ordem de Advogados do Brasil e imprensa local) é realizada uma auditoria por amostragem das urnas preparadas, ocasião em que são verificadas a autenticidade dos aplicativos, assinaturas digitais e a própria votação é testada.

Para as eleições municipais deste ano, mais de 9 mil urnas estarão disponibilizadas para o uso do pleito eleitoral.

Segundo turno

Caso haja segundo turno das eleições, a cerimônia para carga e lacre das urnas acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro. O único município que pode ter o 2º turno é Cuiabá, que conta com mais de 200 mil eleitores cadastrados.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24297/visualizar/