Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 13 de Outubro de 2016 às 14:57
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Michel Alvim

No próximo sábado (15), será realizada a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica, desta vez nas Regiões Norte e Oeste de Cuiabá. No último sábado (8), foram vacinados um total de 34.388 cães e gatos, sendo 31.807 cães e 2.581 gatos. Assim como no sábado passado, a vacinação poderá ser feita em 50 postos fixos, das 08 às 17 horas, e também no posto mantido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que funcionará normalmente.

Cerca de 130 vacinadores supervisionados por sete médicos veterinários, seis servidores de apoio e mais sete motoristas estarão mobilizados nos postos para atender a população.

Devem ser vacinados cães e gatos, a partir de 4 meses de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação, a dose é 1 ml, aplicada via subcutânea independente de porte, idade ou espécie. A meta para a capital é vacinar 61.268 cães e 13.678 gatos, totalizando 74.946 animais.

Em Cuiabá, de 2007 a 2016, foram notificados quatro casos de raiva animal em cães, gatos e quirópteros - um em 2007; um em 2008 e dois em 2016.

A estratégia de vacinação adotada pela Vigilância em Saúde busca melhorar a cobertura vacinal contra a raiva animal através de barreira imunológica de cães e gatos. Nesse sentido, o órgão realiza ao longo do ano várias ações e parcerias com organizações não governamentais.

A Campanha de Vacinação é outra ação fundamental. Os postos fixos são supervisionados por profissionais de saúde de nível superior que tem a responsabilidade de planejar e viabilizar a distribuição das vacinas nos bairros, esclarecer dúvidas da população sobre os aspectos técnicos da vacina, eventos adversos e intensificar as ações preventivas e educativas referentes à raiva.

“É imprescindível a participação da população para prevenirmos a doença nos animais de estimação e, consequentemente, evitar a transmissão do vírus rábico em seres humanos”, ressaltou coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Alessandra da Costa Carvalho.

Alessandra Carvalho explicou também que na zona rural a campanha de vacinação antirrábica será realizada na próxima semana.

Quem tiver dúvidas em relação a Campanha de Vacinação Antirrábica, a Vigilância em Saúde está disponibilizando o número, 3617-1680.

A doença

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado. Os cães e gatos são os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana mas, os morcegos, representam um problema sério de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, já que sua presença é diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem.

Em Cuiabá, de 2007 a 2016, foram notificados quatro casos de raiva animal em cães, gatos e quirópteros (morcegos) - um em 2007; um em 2008 e dois em 2016.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24675/visualizar/