Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Quinta - 20 de Outubro de 2016 às 20:12
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

Em reunião realizada na quarta-feira (19.10), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Câmara de Política Agrícola e Crédito Rural (CPACR) aprovou 121 cartas consulta de projetos que estão aptos para obter financiamentos com recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO/Rural).

Os investimentos totalizam R$ 81,1 milhões que serão aplicados na aquisição e retenção de matrizes bovinas, equipamentos, insumos agrícolas, floresta plantada de eucalipto, irrigação e piscicultura. Os projetos devem gerar 277 empregos diretos e 514 empregos indiretos.

Neste ano, as atividades de piscicultura e irrigação são consideradas prioridades no orçamento do FCO Rural. Cada segmento tem até 20% dos financiamentos a serem liberados, com o objetivo de estimular as atividades, uma vez que, Mato Grosso tem potencial para dobrar a produção de pescado de água doce e elevar a área irrigada, por conta da oferta de recursos hídricos.

O FCO Rural tem como público-alvo produtores rurais, na condição de pessoas físicas e jurídicas, cooperativas de produção e associações, que se dedicam à atividade produtiva no setor rural e que desejam iniciar, ampliar e modernizar seus empreendimentos na Região Centro-Oeste. O FCO oferece condições favorecidas e diferenciadas, tais como taxas de juros, limites financiáveis e prazos de pagamento e de carência.

O produtor rural pode buscar todas as informações necessárias, para a captação do recurso, nos agentes financiadores como MT Fomento, Banco do Brasil e Sicredi e conhecer todos os passos para a captação de recursos do FCO.

A CPACR é formada por representantes do governo estadual, entidades do segmento agropecuário e sociedade civil. A Câmara tem o objetivo de apresentar propostas de reformulação de Política Agrícola e Agrária Estadual, deliberar sobre projetos de financiamento para o desenvolvimento da agriculta em Mato Grosso e subsidiar as decisões do Conselho de Desenvolvimento Agrícola (CDA-MT), ligado à Secretaria-adjunta de Agricultura da Sedec.

Carta consulta

Em maio deste ano, foi publicado um novo modelo de carta consulta. A Instrução Normativa nº01/2016 CDA-MT traz também, informações adicionais para a elaboração do documento.

O novo modelo de carta consulta e o Caderno FCO 2016 podem ser acessados no portal da Sedec: http://www.sedec.mt.gov.br/-/521243-fco-rural?ciclo=cv_agricultura_empresarial.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/24841/visualizar/