Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 03 de Novembro de 2016 às 14:30
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto SECOM VG

Com o foco na saúde preventiva do homem a fim de orientar e esclarecer a população masculina sobre a importância de procurar as unidades básicas de saúde antes mesmo do surgimento de sintomas de qualquer doença, principalmente do câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Várzea Grande lançou a Campanha Novembro Azul na manhã desta quinta-feira (3).

A prefeita Lucimar Sacre de Campos participou da cerimônia de abertura realizada no Centro Psicossocial (CAPs AD) e destacou que todas as unidades de saúde do Município estão disponíveis para atendimento.

“Esta ação é de extrema importância para a população e para a Cidade. Todos os servidores da Saúde que exercem essa prestação de serviços de qualidade estão a disposição nas nossas unidades. Temos que propagar esse trabalho que a Secretaria vem fazendo em todas as unidades de saúde de Várzea Grande. Isso é fundamental para que a informação chegue até quem precisa. Que os homens possam procurar o atendimento preventivo e cuidar da saúde. Os exames estão disponíveis”, ressaltou a prefeita.

Ela parabenizou os servidores destacando o empenho e a união entre eles para proporcionar um atendimento humanizado aos pacientes. “Agradeço o empenho e solidariedade de cada um de vocês nesta nova ação da Saúde Pública que visa a Saúde Preventiva do homem. A união é que faz a gente trabalhar com motivação e melhor atender aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

O objetivo da Campanha Novembro Azul é levar informação sobre o câncer de próstata, sintomas, tratamento e principalmente contribuir na prevenção e reduzir os números de mortes por causa da doença que é silenciosa e quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais. O público alvo da campanha são homens com mais de 40 anos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) mostram que o câncer de próstata está entre os quatro tipos de cânceres com maior incidência no mundo. Para Mato Grosso a estimativa do Inca em 2016 aponta para ocorrência de 1.040 novos casos de câncer de próstata.

Dados de atendimentos em Várzea Grande – No decorrer de 2016 foram agendadas 4.258 consultas com especialista em urologia no Centro de Especialidades Médicas (CEM) conhecido como Postão. Também foram realizados 1.677 exames de PSA (Diagnóstico do Câncer de Próstata). Desse total, houve a necessidade de realização de procedimento de biopsia em 113 pacientes que apresentaram algum tipo de alteração no PSA. Nesse caso, a responsabilidade já passa a ser do Estado uma vez que as biopsias são realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), gestora do Hospital Metropolitano, localizado em Várzea Grande, unidade onde a biópsia é feita.

O superintendente de Atenção Básica de Saúde, Geovane Renfro da Silva, também participou da abertura da campanha e reforçou o pedido para que os homens procurem os postos de saúde e cuidem da saúde. Ele explicou que o lançamento ocorreu no CAPs para integrar as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde que fazem parte da Atenção Básica de Saúde.

“É importante que vocês procurem nossas unidades para fazer a consulta e solicitar os exames. Os homens tem uma dificuldade imensa de procurar os serviços de saúde para prevenção. Nossos índices de mortalidade por câncer de próstata são preocupantes e temos que trabalhar a questão da prevenção. É importante cuidar da saúde, é importante a prevenção porque quanto mais cedo detectar qualquer problema de saúde, mas fácil para resolver, para cuidar, para medicar e curar. Contamos com vocês pra multiplicar as informações e convidar amigos, familiares e vizinhos para procurarem nossas unidades de saúde”, alertou Geovane Renfro.

No evento também foi realizada uma palestra com o médico Luiz Gustavo Raboni Palma que atende no PSF da Manga. Ele explicou sobre os principais tipos de cânceres responsáveis por mortes de homens que são: de próstata, de pênis, de testículos e também sobre as doenças respiratórias. O profissional citou dados dessas doenças, sintomas, fatores de risco, diagnóstico e as formas de prevenção.

“A melhor maneira de prevenir é procurando as unidades de saúde para consultar, se prevenir e solicitar realização de exames. Infelizmente o homem procura menos se prevenir do que as mulheres e precisamos alertar e levar esses pacientes para as unidades de saúde”, pontuou o clínico-geral.

No dia 11 de novembro uma nova mobilização da Campanha Novembro azul será realizada no Centro de Especialidades Médicas. A unidade dispõe de 3 médicos urologistas para atender pacientes previamente agendados e encaminhados depois de já terem passado por consultas nos Centros de Saúde, Policlínicas e Postos da Saúde da Família.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25191/visualizar/