Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 22 de Março de 2016 às 14:36
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Setenta jovens delegados se reuniram em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso, nestaa segunda-feira (21) para a Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente. No local, jovens representantes de vários setores discutiram a elaboração de uma carta proposta, que será apresentada durante a abertura da 9º Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A conferência lúdica consiste na discussão de forma dinâmica de políticas públicas como forma de conceder o protagonismo e participação para as crianças e adolescentes. Nela, cada um tem a oportunidade de apresentar suas ideias de melhorias, visões, além de expor a realidade vivenciada em cada município.

É também realizada a elaboração de uma carta proposta, para contextualizar os jovens sobre o cenário atual do setor. A intenção é de que os pontos debatidos internamente possam ser levados para cenários mais amplos como a própria Conferência Estadual do Direito da Criança e Adolescente, conforme explica Djeison Rique, integrante da comissão organizadora.

“Essa ação é uma forma de contextualizar esses jovens que estão aqui sobre o que está acontecendo em todo o cenário e para que eles nos mostrem suas ideias. Em cima de tudo isso, nós elaboramos uma carta proposta que é levada para a conferência, que terá sua abertura realizada ainda na noite de hoje”, ponderou.

A jovem J.F.B, de 15 anos, delegada representante do sistema socioeducativo, afirma que a oportunidade é única por possibilitar que o jovem se articule e participe de um ambiente composto por adultos. “O conselho é composto por adultos, que embora lutem por nós, são adultos. Então, essa chance de nós estarmos lá e mostrarmos nossa luta é essencial”, disse.

Dandara Carvalho, de 17 anos, veio de Pontes e Lacerda para participar da conferência e discutir melhorias de políticas públicas voltadas para a criança e adolescente. “É preciso que todos saibam que nós temos o direito de lutar, que nós temos esse espaço. Só com essa união e essa ciência da importância que temos é que conseguiremos melhorias”, ressaltou. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2542/visualizar/