Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 14 de Novembro de 2016 às 06:41
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Fernanda Nazário

De janeiro a outubro deste ano, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) já realizou 14 capacitações voltadas para a qualificação dos servidores. Até o mês de dezembro, estão previstos mais 11 cursos, totalizando 25, volume maior que no ano passado, que registrou 12. Os cursos são realizados com o apoio da Superintendência da Escola de Governo, que integra a Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT).

Além de aprimorar os serviços prestados à população, os cursos têm como objetivo melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho e valorizar a equipe, de maneira que os funcionários se sintam motivados a exercerem as suas funções.

Para a gerente de capacitação e do conhecimento da Sema, Railda Assis dos Santos, os cursos são exemplos de conquistas e avanços da secretaria, isso porque no passado, a maioria dos cursos eram voltados apenas para os servidores da área sistêmica, enquanto os da finalística não participaram dessas atividades. “Hoje a realidade é outra. Todos têm a mesma oportunidade”.

Railda lembra que os trabalhos eram mais tímidos, com temas menos aprofundados. Agora, os servidores têm a oportunidade de ampliar o conhecimento nas áreas temáticas de licenciamento, fiscalização e desconcentração da gestão ambiental.

Essa mudança só pôde acontecer graças a um plano de capacitação iniciado em 2015, com investimentos no valor de R$ 710 mil, provenientes do Fundo Amazônia. Os investimentos têm validade até junho de 2017.

Gestão eficiente

A qualificação dos funcionários de uma empresa é tão importante para o sucesso do negócio quanto os investimentos no espaço físico. Para uma gestão eficiente do empreendimento, Railda acredita que é necessário que o colaborador aumente suas habilidades intelectuais e profissionais, sinta-se valorizado e motivado. No setor público, em que o cliente é a população, esses princípios já estão sendo seguidos, com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade.

Um dos exemplos de sucesso foi o curso de ‘Geoprocessamento Aplicado ao Monitoramento da Cobertura Vegetal’. Realizada em outubro, a capacitação contou com a participação de representantes das oito unidades regionais da Sema e também a equipe do Batalhão da Polícia Militar e Proteção Ambiental (BPMPA), com a proposta de oferecer autonomia às regionais que costumam reportar todas as análises à sede, em Cuiabá.

Outra capacitação importante ocorreu entre junho e agosto, voltada à autoestima e ao autoconhecimento. Já ‘Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes’ ocorreu de janeiro a maio, com a última aula de imersão realizada em Chapada dos Guimarães, com atividades de aventura, como paintball, arco-flecha, trilha orientada e escalada. “Os servidores puderam colocar em prática as questões trabalhadas em sala de aula, entre elas, concentração, paciência, gerenciamento de crise, força, coragem e trabalho em equipe.”

A secretária executiva do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), Gabriela Priante, revela que o curso foi animador, despertou reflexões sobre a vida pessoal, familiar e profissional. “Eu me surpreendi ao fazer o planejamento quanto à importância de ter atenção às regras, compreensão, companheirismo e, principalmente, a paciência com os colegas”.

Calendário de cursos

O plano de capacitação segue até dezembro, com os seguintes cursos: Direito Administrativo; Análise de Riscos; Manejo Florestal Sustentável de Florestas Nativas; Redação Oficial; Arcgis; Georreferenciamento Básico; Fiscalização Ambiental; EIA/Rima; Licenciamento Ambiental Digital; Auditoria e Perícia Ambiental; Legislação Ambiental. Além disso, até junho de 2017, estão programados outros sete cursos. Apesar da programação preestabelecida, o setor está levantando novas demandas, de acordo com as necessidades apontadas pelos servidores.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25470/visualizar/