Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 17 de Novembro de 2016 às 14:24
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Divulgação Secretaria Municipal de Saúde

Neste mês de novembro, em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/11), a Secretaria de Saúde de Cuiabá em parceria com várias instituições está com uma programação especial de campanhas entre os dias 21 e 26 de novembro.

Nesse período, profissionais da Coordenadoria de Saúde Bucal e parceiros estarão realizando a campanha permanente de diagnóstico e prevenção do câncer de boca. A ação acontecerá nas Clínicas Odontológicas do CPA III e do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Segundo a estomatologista da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), Profª. Drª. Diurianne Caroline Campos França, o câncer bucal ainda é questão grave no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que em 2016 haverá no Brasil 11.280 novos casos de homens e 4.010 novos casos de mulheres com neoplasia maligna da cavidade oral.

Em Mato Grosso, a estimativa do INCA segundo o sexo, é de 120 novos casos em homens e 40 em mulheres considerando as taxas brutas de incidência por 100 mil habitantes. “Esses dados colocam o câncer de boca como um problema de saúde pública, pois a doença mata mais de 4 mil pessoas por ano e o nosso país tem a 3ª maior incidência mundial, ficando atrás apenas da Índia e da antiga Tchecoslováquia”, destacou a especialista.

A coordenadora de Saúde Bucal da Diretoria de Atenção Básica de Cuiabá, Cristhiane Almeida Leite, lembra que “a campanha permanente tem como objetivo sensibilizar a população mato-grossense sobre a prevenção e combate a essa doença. Queremos também reforçar junto à população as informações sobre as condições de risco relacionadas à doença, como o tabagismo, etilismo, dieta e o HPV”, disse ela.

Segundo a coordenadora, as campanhas servem para alertar a população sobre o aumento de casos no Estado, e ainda orientar a população sobre medidas preventivas como não fumar, não beber em excesso, proteger os lábios e a pele contra os raios solares, alimentar-se de maneira saudável e procurar o cirurgião-dentista regulamente a cada seis meses e como realizar a higiene bucal de forma adequada.

“Também são estratégias comprovadamente eficazes na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca por meio da busca ativa das lesões potencialmente malignas, através de exame clínico minucioso e detalhado”, ressaltou Cristhiane Leite, lembrando que fora das datas de campanhas permanentes as unidades de Saúde Bucal da rede pública de Saúde realizam esse trabalho rotineiramente.

Entre os serviços que serão ofertados nos dias da campanha estão os exames bucais preventivos para a identificação precoce das lesões bucais, lesões potencialmente malignas e neoplasias malignas, além de atividades ligadas à educação em saúde, orientações de como parar de fumar e onde buscar tratamento, informações sobre os malefícios do narguilé e do cigarro eletrônico e entrega de panfletos educativos.

A ação é resultado da parceria entre a Secretaria de Saúde de Cuiabá, o Programa de Diagnóstico e Prevenção de Câncer de Boca do UNIVAG, Conselho Regional de Odontologia (CRO/MT), TELESSAUDE/MT e LACCanBo.

Câncer bucal

O perfil das pessoas afetadas pelo câncer bucal são indivíduos com idade acima de 40 anos, que apresentem as condições de risco para a doença, principalmente o tabagismo, o etilismo e a exposição solar. Também é alvo das campanhas preventivas aquela pessoa que apresente qualquer alteração ou lesão na boca, independentemente da idade, que necessite de investigação diagnóstica (radiografia, citologia e/ou biópsia).

No mês de novembro as equipes estarão nos seguintes locais:

Dias 21 e 22 de novembro

Das 17 às 19 horas - Clínica Odontológica do UNIVAG

Mais informações: 3688 6130

Dia 26/11/2016

Das 8 às 11 horas - Clínica Odontológica do CPA 3

Mais informações: 3646 4574





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25562/visualizar/