Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 18 de Novembro de 2016 às 16:11
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fídeles participou na manhã desta sexta-feira (18) da II Mostra da Semana da Consciência Negra. O evento foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica “Ângela Jardim”, localizado no bairro Canellas. Durante toda a manhã alunos de 12 unidades escolares fizeram apresentações culturais além de mostra de trabalhos da cultura africana. O objetivo é o de socializar o saber na comunidade escolar sobre a participação e contribuição histórica, social, cultural, política e econômica do negro na formação do povo brasileiro, e a valorização da pluridade social no espaço escolar.

Silvio Fídeles lembra que a Educação Etnico-racial tem sido aplicada em toda a rede municipal desde a educação infantil até o ensino básico, e é uma forma de também fortalecer a nossa cultura. “Todos os alunos e professores se dedicam ao ato de conscientização e prova disso são as mostras dos trabalhos realizados nas escolas. As peças artesanais, danças e produtos de expressão da cultura afro apresentados na mostra, foram criados a partir de estudos e pesquisas realizados dentro das salas de aula”, destacou.

A coordenadora da Educação Etnico-racial, Rosana Fátima de Arruda, disse que a secretaria desenvolveu trabalhos elaborados a partir de temas trabalhados em atividades extracurriculares, e que foram amplamente discutidos durante a realização de seminários. “Os educadores de Várzea Grande já estão trabalhando várias temáticas nas salas de aulas e a aceitação dos alunos também tem sido um dos pontos positivos para valorização da diversidade étnico-racial nas unidades da rede pública municipal. Essa segunda mostra dos trabalhos criados a partir do tema consciência negra tem possibilitado aos nossos alunos, adquirir conhecimento teórico-prático e dessa forma criando valores de respeito a cultura negra”.

A educadora da escola “Honorato Barros”, Marilene da Silva destacou a evolução dos alunos da unidade escolar que estão mais atentos às pesquisas e, além disso, estão cada vez mais inseridos nos projetos extra-classe. “Além da dança africana, os nossos alunos tem se dedicado a pesquisas sobre variados temas que envolvem a cultura negra e o resultado dos trabalhos apresentados tem sido surpreendentes. A nossa meta é melhorar ainda mais a partir de cada edição da amostra cultural”, comemorou.

Participaram da mostra as escolas municipais Manoel João de Arruda, Júlio Correa, Salustio Areias, Ruthe Martins, Honorato Barros, Ângela Martins, Tenente Waldemiro Bertulio, Eunice César de Melo, Apolônio Frutuoso e os Centros de Educação Infantil, Nossa Senhora da Guia, Jonas Pinheiro e Manoel Rosa de Figueiredo.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado dia 20 de novembro em todo território nacional. A data relembra a importância da reflexão sobre a posição dos negros na sociedade. Isso após um longo período de preconceito sofrido pelas gerações que sucederam a época de opressão. A data foi estabelecida pelo projeto Lei n.º 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, no entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei 12.519/2011) pela Presidência da Republica. Em alguns estados do País, o Dia da Consciência Negra é feriado: Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25603/visualizar/