Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 22 de Março de 2016 às 09:35
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Além da crise política e econômica, o imposto sobre os produtos típicos desta data subiu consideravelmente no último ano, o que leva os comerciantes a projetarem uma nova queda nas vendas, a exemplo do que aconteceu em 2015.

Vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Fábio Granja, lembra que chocolate, peixe, bacalhau e azeite que sempre costumam ter um reajuste médio de 13% nessa época, mas dobrou este ano,  chegando a 26%.

Na avaliação de Granja, a culpa é do cenário que o país vive atualmente. Outro motivo da explosão de preços segundo  Fábio Granja é que boa parte da produção do chocolate vem de outros países e, como o dólar também encareceu, isso acaba afetando o valor final.

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo mostra que, assim como no ano passado, as vendas para a Páscoa vão cair.

A projeção para este ano indica uma queda de 3,4% em relação a 2015, quando já houve uma retração de 1,0% em relação a 2014.

Entre os itens que mais subiram de preço estão pescados (+11,3%), chocolate (+13,3%), combustíveis (+21,1%) e azeites (+28,3%).

A Páscoa é extremamente importante para os lojistas e disputa com o Dia dos Namorados a quinta colocação no ranking do calendário do varejo nacional e deverá movimentar dois bilhões e 800 milhões de reais em vendas este ano.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2562/visualizar/