Crise transforma a Páscoa de 2016 na mais cara dos últimos 13 anos.
Vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Fábio Granja, lembra que chocolate, peixe, bacalhau e azeite que sempre costumam ter um reajuste médio de 13% nessa época, mas dobrou este ano, chegando a 26%.
Na avaliação de Granja, a culpa é do cenário que o país vive atualmente.
Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo mostra que, assim como no ano passado, as vendas para a Páscoa vão cair.
A projeção para este ano indica uma queda de 3,4% em relação a 2015, quando já houve uma retração de 1,0% em relação a 2014.
Entre os itens que mais subiram de preço estão pescados (+11,3%), chocolate (+13,3%), combustíveis (+21,1%) e azeites (+28,3%).
A Páscoa é extremamente importante para os lojistas e disputa com o Dia dos Namorados a quinta colocação no ranking do calendário do varejo nacional e deverá movimentar dois bilhões e 800 milhões de reais em vendas este ano.