Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 21 de Março de 2016 às 13:41
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


A tradição secular de representação dos últimos momentos de vida e ascensão de Jesus Cristo se espalha pelo país nesta semana de Páscoa e em Cuiabá não será diferente. O espetáculo Auto da Paixão de Cristo será apresentado desta terça-feira (22) até domingo (27), desta vez com a participação especial do ator Henri Castelli (Flor do Caribe, I Love Paraisópolis). As diferenças não para aí e incluem, por exemplo, uma encenação ainda maior e um novo lugar, o Memorial Papa João Paulo II, na Morada do Ouro.

O dramaturgo e escritor Flávio Ferreira, diretor geral do espetáculo, explica que houve uma verdadeira revolução no Auto da Paixão de Cristo para este ano. Para começar, o texto está bem diferente do que vinha sendo encenado. Ele passou por pequenas mudanças ao longo do tempo, mas nenhuma tão grande. “Em relação ao texto fizemos outra versão. Como é um texto que nós vínhamos utilizando havia oito anos, ele ficou desestimulante para os atores, eles ficaram acostumados. Deu um grande trabalho, mas o pessoal se animou. Foi um desafio”, analisa.

Ferreira salienta também que houve um acréscimo tanto de espaço como de elenco. O palco, que antes era de 90 metros, agora tem 130. E o número de participantes passou de 180 para 255. Quer dizer que foram mudadas também as marcações - a movimentação dos atores em cena, em função do texto e do espaço cênico. Entre as novas cenas que foram introduzidas estão a que mostra o diálogo entre Jesus Cristo e o diabo no deserto, e outra em que caminha sobre as águas, exemplifica, ressaltando ainda que a trilha sonora foi totalmente alterada dentro dessa nova proposta.

Inclusão

Não foi um simples aumento de elenco. A versão que será apresentada esta semana é marcada pela participação de grupos diferentes das edições anteriores. O resultado foi surpreendente, conta o diretor. Além de atores profissionais e amadores, o espetáculo conta com a participação de índios xavantes, haitianos, egressos do trabalho escravo, reeducandos. “Não sabíamos como seria, mas a vivência nossa de ensaio não apresentou nenhuma diferença. Nada. Todos se mostraram muito talentosos. Está muito bonito”, festeja.

O projeto do Núcleo de Ações Voluntárias, coordenado pela primeira-dama do Estado Samira Martins, propôs um modelo que tem como foco a inclusão social, produtiva e cultural. Por isso, entre os atores estão pessoas que fazem parte dos chamados grupos em situação de vulnerabilidade.

União das igrejas

Flávio Ferreira acrescenta outro fator que considera de grande importância nesta nova versão do Auto da Paixão de Cristo: a união de igrejas. O espetáculo pretende reunir católicos e evangélicos, se transformando em um dos maiores eventos ecumênicos do país, frisa.

Realização

O Núcleo de Ações Voluntárias contou com as parcerias das secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social, Cultura, Justiça e Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico e o Gabinete de Comunicação, além do Grupo Cena Onze, Fiemt, Senac, Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD), Arquidiocese de Cuiabá, Acrismat, Juizado da Infância e da Adolescência de Cuiabá, Federação da Indústria de Mato Grosso (Fiemt) e Colégio Master, entre outros.

Serviço 

O Auto da Paixão de Cristo ocorre de 22 a 27 de março, no Memorial Papa João Paulo 2 (Rua Oátomo Canavarros, s/n, no bairro Morado do Ouro, na Capital), com entrada franca. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2589/visualizar/