Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 02 de Dezembro de 2016 às 13:42
Por: Redação TA c/ Secom-Cba

    Imprimir


Foto: Michel Alvim

O lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti 2016/2017, em Cuiabá, nesta sexta-feira (2), a entrega de 01 veículo, vistoria em 2.430 imóveis e panfletagem com orientações sobre as formas de controle e prevenção para a população. A mobilização está marcada para as 13 horas, no bairro Três Barras.

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Lorena Jardim segundo a Coordenação Estadual da Sala de Comando e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, estará em Cuiabá e, entre seus compromissos, fará a entrega de veículos para os municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop.

A coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, explicou que com a chegada do verão é preciso intensificar a atuação contra o mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e febre chikungunya. “A população precisa ser informada e conscientizada para a gravidade da situação e, para isso, será realizada a ação de mobilização em locais onde foram verificados altos índices de infestação predial (IIP)”.

A mobilização nacional foi convocada pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros na última terça-feira (29), por meio de videoconferência, na Sala Nacional de Coordenação e Controle, em Brasília. Governo federal, Estados, municípios e a população irão realizar ações integradas e simultâneas.

Como no ano passado, em todo o pais, ministros de Estado, Forças Armadas, agentes de saúde e da Defesa Civil, além de outras autoridades, visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti.

Campanha

Para fortalecer as ações, o Ministério da Saúde lançou no ultimo dia 24 de novembro uma nova campanha de conscientização que chama a atenção para as consequências causadas pela chikungunya, zika e dengue, mostrando a importância de eliminar os focos do Aedes aegypti.

Com a frase “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar”, a campanha está sendo veiculada nas TVs, rádios, internet, redes sociais e mobiliários urbanos (ponto de ônibus, outdoor e outros). A ideia é sensibilizar as pessoas para que percebam que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer as consequências de não ter feito esse gesto.

Ações

A coordenadora da Vigilância em Zoonoses disse que em Cuiabá, a mobilização reunirá representantes dos governos, federal, estadual e municipal. Serão 200 militares do Exército Brasileiro, 60 integrantes da Defesa Civil (entre agentes e voluntários), e 80 Agentes de Combate a Endemias (ACE’S) da Prefeitura de Cuiabá e 10 voluntários do Instituto Brasileiro de Defesa Ambiental, Ecológica e Família (Ibemo).

Além de ações pontuais como essa, o município realiza ações de rotina. “O programa municipal de combate ao Aedes aegypti em Cuiabá conta com a ação de 320 Agentes de Combate a Endemias (ACE) que realizam atividades de combate a dengue, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) do Ministério da Saúde”, explicou Alessandra Carvalho.

Esses agentes fazem vistorias, tratamento e eliminação de possíveis criadouros nos imóveis de janeiro a dezembro. Em 2015 foram realizadas 1.549.230 visitas domiciliares e neste ano, até o mês de setembro, foram 1.127.530 visitas.

Outra ação prevista no programa municipal é o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), onde é pesquisado o índice larvário do vetor .Em 2016 foram realizados 4 (quatro) levantamentos e os resultados demonstram que o maior problema está nos reservatórios no baixo e no lixo domiciliar. No município os índices demonstram uma situação de Alto Risco.

De 04 a 08 de janeiro o Índice de Infestação Predial (IIP) foi de 11,3% caracterizando situação de Alto Risco com predominância de criadouros em caixa no baixo (50,8%) e lixo domiciliar (28,8%). O segundo levantamento feito entre os dias 18 a 20 de abril mostrou que o Índice de Infestação Predial (IIP) naquele período era de 4,6 % caracterizando também situação de Alto Risco com predominância de criadouros em caixa no baixo (60,1%) e lixo domiciliar (24,0%).

O terceiro levantamento foi feito entre os dias 05 a 9 de setembro quando o Índice de Infestação Predial (IIP) foi de 4,5 %, continuando uma situação de Alto Risco com predominância de criadouros nos mesmos locais, ou seja, reservatórios no baixo (73,5%) e lixo domiciliar (14,0%).

O último levantamento, feito entre os dias 31 de outubro a 04 de novembro, constatou Índice de Infestação Predial (IIP) de 6,5 % também situação de Alto Risco e com predominância de criadouros em caixa no baixo (60,6%) e lixo domiciliar (25,7%).

Além das vistorias de rotina nas residências, os ACE’s quinzenalmente visitam e monitoram pontos considerados estratégicos como cemitérios, borracharias, oficinas e região no entorno desses locais. Nesses locais, onde existe notificação dos casos suspeitos de dengue, zika e febre do chikungunya são feitas pulverizações e tratamento de criadouros não removíveis com produto químico.

“Todas essas situações são informadas as secretarias municipais já que a intersetorialidade das ações de controle e prevenção são fundamentais para que possamos obter melhores resultados”, salientou Alessandra Carvalho.

Assim após as vistorias pelos ACE’s as informações sobre os imóveis em condições de riscos pela presença de criadouros do mosquito são informados as Secretarias de Ordem Pública, Serviços Urbanos e de Meio Ambiente.

“Além das ações que já são realizadas pelo poder publico, se todos estiverem engajados em limpar seus quintais poderemos diminuir a presença dos mosquitos e assim reduzirmos o numero de pacientes com essas doenças. Por isso insistimos nessas ações, que devem ser adotadas por todos”.

SERVIÇO

Dia Nacional de Mobilização contra o Aedes aegypti

Dia - 02/12/2016

Hora - 12h30min às 16 horas

Local – Concentração na Comunidade Católica São Sebastião, Avenida A (esquina com a rua 13), bairro Três Barras





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/25965/visualizar/