Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Terça - 13 de Dezembro de 2016 às 10:31
Por: Redação TA c/ TJ-MT

    Imprimir


Foto: Divulgação

O projeto “Caravana da Saúde” teve início no dia 11 de março de 2015, no Fórum de Cuiabá, com a realização de uma ampla avaliação médica de servidores com pré-disposição ou já diagnosticados com obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. O objetivo do projeto realizado pelo Programa Bem Viver era, a princípio, separar os servidores que necessitavam de alguma orientação médica a respeito da síndrome metabólica e fornecer a estes servidores o encaminhamento inicial para a busca de uma vida saudável. Com o sucesso do projeto, ele foi ampliado a todos os servidores dos Fóruns que recebem a equipe, incluindo servidores efetivos, comissionados, estagiários e terceirizados.

Mais de mil servidores de 29 comarcas passaram pela aferição de pressão, peso, altura, circunferência abdominal, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), coleta de sangue para exames de glicemia, triglicerídeos e colesterol.

Todo esse cronograma faz parte de apenas uma das etapas da caravana, que foi sempre dividida em dois dias. O projeto contemplou palestras com profissionais da saúde, preenchimento de questionários com hábitos de vida, doenças (passadas e existentes), doenças existentes na família, saúde bucal e mental, e um relatório completo do estado de saúde de cada servidor parti

cipante.

Após todo o preenchimento do questionário e das informações coletadas na avaliação médica, a equipe da Caravana montou o relatório completo da saúde do servidor e fez a devolutiva individual em um envelope lacrado, dando as recomendações sobre o que ele deveria fazer para cuidar melhor de sua saúde. Estes relatórios também foram entregues aos juízes responsáveis por cada comarca, a fim de informar o diagnóstico da saúde dos servidores que trabalham no local.

Nas palestras, foram abordados os mais variados temas. Saúde bucal, problemas cardíacos, alimentação saudável, doenças cardiovasculares, prática de exercícios físicos e doenças no ambiente de trabalho foram alguns dos temas selecionados. Após as palestras, os profissionais se colocaram à disposição dos servidores para tirar todas as dúvidas existentes.

A equipe multidisciplinar que circula entre as comarcas atendendo os servidores é composta por médico, enfermeiro, nutricionista e dentista.

No ano de 2015, as comarcas que receberam a Caravana da Saúde foram Cuiabá (11 e 12 de março), Chapada dos Guimarães (27 de março), Sapezal (18 e 19 de março), Campo Novo do Parecis (19 e 20 de março), Guiratinga (20 e 21 de maio), Pedra Preta (21 e 22 de maio), Tangará da Serra (25 a 26 de maio), Barra do Bugres (26 a 27 de maio), Pontes e Lacerda (1º de julho), Araputanga (1º e 2 de julho), Paranatinga (27 e 28 de agosto), Poconé (10 de setembro), Barra do Garças (17 e 18 de setembro), Campo Verde (8 e 9 de outubro), Arenápolis (21 e 22 de outubro), Nortelândia (22 e 23 de outubro) e Colíder (26 e 27 de novembro).

Em 2016, a Caravana passou pelas comarcas de Alta Floresta (17 e 18 de março), Sinop (5 e 6 de abril), Sorriso (6 e 7 de abril), Água Boa (18 e 19 de maio), Nova Xavantina (19 e 20 de maio), São José do Rio Claro (16 de junho), São Felix do Araguaia (18 e 19 de agosto), Santo Antônio do Leverger (21 de outubro), Nova Mutum (05 e 06 de outubro), Lucas do Rio Verde (06 e 07 de outubro), Jaciara (23 e 24 de novembro) e Juscimeira (24 e 25 de novembro).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26214/visualizar/