Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 17 de Dezembro de 2016 às 15:10
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: PM-MT

Desde de sexta-feira(16.12), ‘Operação Natal Seguro’, está nas ruas a campanha da Polícia Militar com dicas de segurança para quem vai às compras ou fazer saques bancários.

Não andar sozinho com sacolas, não entrar em lojas muito cheias e não mostrar dinheiro em lugares públicos, são algumas das inúmeras orientações para dificultar furtos e roubos.

Para quem vai retirar dinheiro em caixa eletrônico, além do típico conselho de não pedir ajuda a estranhos, a PM observa outros cuidados. Exemplo: se ao sair do banco encontrar o carro com pneu furado o conselho é: pare e retorne imediatamente ao banco, confie o dinheiro ao gerente e somente depois providencie a troca ou conserto. “Criminosos podem tê-lo seguido e provocado essa situação com o objetivo de oferecer ajuda com o único objetivo de praticar furto ou roubo”, alerta a polícia.

Quem usa o transporte coletivo, está no trânsito das ruas e avenidas ou programou viagem de férias também tem orientações para seguir. Dentro do ônibus as sacolas de compras, bolsas e carteiras devem ser levadas na frente do corpo, presas as mãos e ao alcance dos olhos. Os panfletos estão sendo distribuídos na área central e em outros pontos comerciais de Cuiabá e Várzea Grande.

Pouco antes de começar essa campanha, comandantes de unidades da PM-MT na região metropolitana se reuniram com empresários cuiabanos para apresentar o plano da operação Natal Seguro.

Em uma explanação feita pelo coronel Edgar Maurício Monteiro Domingues, comandante das unidades especializadas(Bope, Rotam, Trânsito e outras), e o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Edivaldo Souza Oliveira, comerciantes de diversos segmentos conheceram as estratégias e a estrutura da operação Natal Seguro.

Em todo Mato Grosso, desde o dia 14 deste mês(até dois de janeiro de 2017) o policiamento está sendo reforçado por 3 mil homens e mais de 300 viaturas. Especialmente nas áreas comerciais, a PM intensificou as abordagens e o policiamento preventivo e repressivo.

Para o empresário Roberto Peron, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL) de Cuiabá, nessa época do ano o reforço é fundamental por causa da expansão do horário de funcionamento do comércio e o aumento de consumidores circulando nas áreas comerciais.

Tanto quem vai às compras como quem está trabalhando, precisa de mais segurança para circular nas ruas e sair ou retornar para suas casas, reforça Peron.

O pedreiro Daivison Luiz da Silva foi um dos primeiros consumidores a receber o panfleto com dicas de segurança. Acompanhando da mulher e do filho, Silva disse que saiu de casa para ir às compras sem hora para retornar.

“A presença dos policiais e essas dicas nós dão tranquilidade para circular pela cidade e fazer nossas compras em segurança”, avaliou.

Além de permanecerem atentos à própria segurança, os consumidores podem contribuir com o trabalho da polícia informando situações suspeitas e, em caso de furto ou roubo, acionando a PM pelo telefone 190.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26353/visualizar/