Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 16 de Janeiro de 2017 às 16:13
Por: Redação TA c/ Gazeta Digital

    Imprimir


Foto: Divulgação

O governador Pedro Taques (PSDB) oficializou convite ao secretário nacional de política agrícola, Neri Geller, para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

Nos acordos políticos, os socialistas têm sido contemplados com cargos na gestão estadual, incluindo aí a possibilidade de assumir a chefia da Secretaria de Meio Ambiente.

A ideia, ao oferecer o cargo de primeiro escalão, é atrair o Partido Progressista para sua base aliada. Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar é chefiada por Suelme Evangelista do PSB.

Embora o PP não tenha nenhum representante na Assembleia Legislativa, a legenda abriga o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, principal liderança política de Mato Grosso em Brasília.

O secretário geral do PP, Euzébio Diniz, afirma que o partido considera mais vantajoso manter Neri Geller como secretário nacional de política agrícola, cargo estratégico do Ministério da Agricultura para a formulação de políticas públicas.

Entretanto, caberá a Neri Geller a decisão final a respeito do convite. “O partido entende como fundamental a permanência dele no governo federal. Mas, o próprio Neri Geller está avaliando se vale ou não a pena assumir como secretário de Estado”, revela.

Nos últimos meses, o governador Pedro Taques mudou o caráter da administração estadual nomeando políticos para chefiar secretarias de Estado. Os deputados Wilson Santos (PSDB) e Max Russi (PSB) estão exercendo as funções de secretários de Cidades e Assistência Social, respectivamente.

Ao mesmo tempo, o PSB tem ampliado seu espaço na administração estadual, o que tem gerado desconforto no PSD, partido com seis deputados estaduais na Assembleia Legislativa que reivindica maior espaço em cargos de primeiro escalão no governo do Estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26976/visualizar/