Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 17 de Janeiro de 2017 às 07:52
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Foto: SECOM-VG

Unificar esforços no sentido de dar respaldo a decisão do Governo do Estado e das Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, no tocante, as obras da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo de 2014 que passados mais de dois anos ainda não saíram do papel, reuniu os secretários de Estado de Cidades, o deputado estadual Wilson Santos e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, Kalil Baracat.

“O passo mais importante já foi dado, que é a vontade política do governador Pedro Taques e dos prefeitos Lucimar Sacre de Campos (Várzea Grande) e de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Agora precisamos encontrar soluções para concluir essas obras e fazer deste momento de crise, uma solução, pois a retomada dessas obras pode representar a geração de emprego e renda, o que aquece por igual à economia de Cuiabá e Várzea Grande e consequentemente de Mato Grosso”, disse o secretário de Várzea Grande, Kalil Baracat que foi vereador na legislatura passada e preside o PMDB do segundo maior município do Estado.

As principais obras que necessitam ser retomadas são o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT que funcionará com o mais moderno modal de transporte de massa existente e o Centro Olímpico de Treinamento – COT do Pari.

“Queremos e vamos retomar não apenas essas obras como outras que foram inicialmente lançadas e não foram concluídas por irresponsabilidade da administração passada”, disse o secretário de Cidades do Estado de Mato Grosso, Wilson Santos que sinalizou pela entrega das diversas obras para serem gerenciadas pela administração municipal.

Wilson Santos e Kalil Baracat anunciaram que o governador Pedro Taques consentiu com a cessão do COT Parí para servir como local de treinamento das forças policiais de Mato Grosso, possivelmente para o Corpo de Bombeiros, mas que terá na utilização dos espaços um importante parceiro em Várzea Grande, que é o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense - CEOV, fundado em 1º de maio de 1949.

Na reunião Wilson Santos apresentou ainda à Kalil a sua equipe técnica que irá desenvolver projetos de retomada das referidas obras em conjunto com a equipe técnica da prefeitura de Várzea Grande e também de Cuiabá, seguindo orientação do governador Pedro Taques, da prefeita Lucimar Sacre de Campos e do secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, Jayme Campos que coordenará todas as ações e órgãos municipais na retomada e conclusão das obras.

A reunião serviu também para definição de nomes que vão compor os três Conselhos que irão nortear os trabalhos e projetos das obras que são: o Conselho Político, o Técnico e o Operacional. Essas definições, segundo os secretários, servirão como delineadores para a correta execução das obras até o seu término.

Ficou definida ainda uma Agenda Positiva de Trabalho, entre equipes técnicas do Governo e Município para acelerar a retomada dessas obras e sua conclusão sem perder a qualidade como meta prioritária, o que exigirá um esforço para corrigir os erros do passado.

Kalil Baracat apresentou as atuais reivindicações e necessidades de Várzea Grande em obras essenciais e de tráfego com Cuiabá, principalmente a de duas novas pontes que serão construídas, ligando o Grande Cristo Rei ao Parque Cuiabá e a outra o Distrito de Passagem da Conceição com o bairro Santa Rosa em Cuiabá próximo a Fábrica da Antarctica ou da Ambev.

“Em visita ao município de Várzea Grande, o governador Pedro Taques anunciou que a construção destas pontes fazem parte de um pacote de ações a serem executadas. Os recursos serão provenientes do Governo Federal e já existe projeto de engenharia com previsão orçamentária inicial de cerca de R$ 12 milhões cada. A nossa reunião serviu para realinhar os projetos, que são de várias frentes de trabalho e diferentes obras, que no seu conjunto são grandes obras que irão modificar toda a mobilidade urbana de Várzea Grande”, relembrou o secretário de várzea Grande.

Outras reivindicações foram colocadas na área de turismo como a revitalização das regiões rurais que compõem a Rota do Peixe, formada pelos Distritos de Bonsucesso, Pai André, Praia Grande e Passagem da Conceição que já estão incluídas nos projetos previstos para Várzea Grande e que farão diferença para o turismo.

“Levamos as principais reivindicações de Várzea Grande naquilo que é possível executar e agregadas às ações e obras previstas. O que é necessário são ajustes nos projetos e viabilizar o mais rápido possível as suas execuções, pois a retomada representa um aquecimento na economia local e a consequente geração de emprego e renda”, disse Kalil Baracat.

O VLT já está em vias de sair do papel, o que garantirá fomento ao comércio no corredor do VLT. Estas reivindicações não são novas, mas ficaram esquecidas. “O secretário Wilson Santos nos comunicou que o governador Pedro Taques está determinado em prosseguir com o que foi planejado e Várzea Grande é prioridade. Estamos na fase final de elaboração de todos os projetos arquitetônicos, seguindo os passos certos para que não hajam mais obras paralisadas”, disse.

Segundo Kalil Baracat, a determinação da prefeita Lucimar Campos e do secretário de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos é potencializar as obras públicas da cidade para aquecer seu desenvolvimento econômico e social, retomando sua posição econômica e social dentro da Região Metropolitana da Vale do Rio Cuiabá.

“Temos sim um compromisso com Várzea Grande. As obras do VLT que ficaram paralisadas trouxeram prejuízos irreparáveis. Com os programas e projetos de Várzea Grande e do Estado de Mato Grosso, a cidade terá seu desenvolvimento acelerado”, concluiu Wilson Santos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/26986/visualizar/