Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 17 de Janeiro de 2017 às 13:43
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Seduc-MT
Secretário apresenta programa Pró-Escolas à população de Juara
Secretário apresenta programa Pró-Escolas à população de Juara

Profissionais da educação, e demais cidadãos de Juara (640 km de Cuiabá), lotaram nesta segunda-feira (16.01) o Cefapro e a Câmara Municipal para participar dos dois encontros realizados pela equipe da Seduc para apresentar a minuta do Pró-Escolas.

Em duas apresentações, sendo a primeira para os profissionais da Educação da região, e a segunda à população em geral, o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, falou sobre o amplo programa de ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas estaduais e, também, a qualidade do ensino público no Estado.

A primeira reunião, realizada no Centro Cultural Savoine, contou com a presença de professores, diretores e assessores pedagógicos. À noite, o encontro foi na Câmara dos Vereadores do município, com vereadores, população, deputado estadual Oscar Bezerra e a prefeita de Juara, Luciane Bezerra, além de toda equipe técnica e adjuntos da Seduc.

Marrafon avaliou o primeiro dia de diálogo como muito positivo. “Todos os que vieram presentes, além de estarem bastante atentos às propostas que apresentamos, enviaram sugestões e participaram dessa construção. E esse é justamente o intuito desse diálogo que começamos hoje em Juara, por meio do projeto Seduc Interativa”, afirmou o secretário.

O objetivo da ação é mostrar a primeira versão do Programa Pró-Escolas, que contempla os eixos Ensino, Estrutura, Inovação e Esporte e Lazer. De acordo com o titular da Seduc, a ideia é que, dialogando com a comunidade, seja possível identificar problemas, buscar soluções e construir democraticamente o planejamento estratégico da Educação para os próximos anos.

O assessor pedagógico de Juara, Vanderlei Carvalho dos Santos, observou que a visita da equipe da Seduc foi inédita e digna de elogio.

“Se fizermos esse trabalho em conjunto, a educação de Mato Grosso terá um salto muito grande em termos de qualidade”, garantiu.

A diretora do Centro de Formação e Atualização (Cefapro), Edilamar Burille, ressaltou que a categoria esperava a visita da Seduc há muito tempo.

“A vinda do secretário nos deu ânimo e esperança, por saber que estamos no caminho certo e de que nós vamos conseguir alcançar uma educação de qualidade, como sempre desejamos”, completou.

Amarildo Bertasso, diretor da Escola Estadual Oscar Soares, a mais antiga da cidade, vê o Pró-Escolas com otimismo. Ele falou sobre a necessidade de se pensar projetos que promovam transformações na educação pública.

“A parte estrutural é bastante necessária; é um sonho o novo formato das escolas, que foi apresentado. Nós esperamos que se realize, pois as expectativas são grandes”.

Na viagem, o secretário Marco Marrafon está acompanhado dos secretários-adjuntos de Política Educacional, Edinaldo Gomes, de Obras e Estrutura Escolar, Allan Porto, e de Gestão Educacional e Inovação, Mariaoneide Angélica Kliemaschewsk.

O município de Juara conta com 12 escolas estaduais, sendo três indígenas e duas de educação do campo. A comunidade conta com mais 5 mil alunos na rede estadual e por volta de 300 professores.

Juína

Nesta terça-feira (17.01), a apresentação será feita para os profissionais da educação de Juína, às 14 horas, no Centro de Formação e Atualização dos Professores (Cefapro). Em seguida, haverá audiência pública na Câmara Municipal, às 19 horas.

Já na quarta-feira (18.01), o diálogo será com a comunidade escolar de Tangará da Serra, às 16 horas, na sede do Cefapro. O último evento será na sede do Legislativo Municipal, às 19 horas, também aberto a toda população.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27002/visualizar/