Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 17 de Janeiro de 2017 às 17:39
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto : Sd PM Elias
Capacitação de policiais do Batalhão de Trânsito realizado no Comando Geral da PM
Capacitação de policiais do Batalhão de Trânsito realizado no Comando Geral da PM

Buscando prestar um serviço de excelência, a Polícia Militar vem realizando a capacitação de 100% do efetivo do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran) no uso de arma de choque (Spark). O treinamento acontece uma vez por semana, no Quartel de Comando Geral (QCG) da PM, na Av.do CPA.

Sob a orientação do cabo Raphael, com duração de 5 horas/aula, os policiais aprendem a manusear o equipamento, como proceder, e em quais ocasiões utilizar. Eles também aprendem a proceder em situações, como por exemplo, pessoas que ofereçam resistência à prisão.

A arma de energia conduzida é destinada para ser utilizada em situações em que as pessoas encontram-se agitadas e/ou violentas. O equipamento é uma opção não letal com alta voltagem. É o ultimo recurso antes do uso da arma de fogo e atua diretamente sobre o sistema nervoso central, causando contrações musculares, impedindo a pessoa de realizar qualquer movimento por cinco segundos.

Segundo o capitão do BPMTran, Saulo Pellegrini, “a Spark é uma excelente ferramenta para a preservação da vida dos suspeitos e de agentes policiais. Serve no auxílio, em bloqueios nas vias urbanas, atuação em apoio ao policiamento com grande quantidade de pessoas e mesmo nas rodovias estaduais, em que o policial trabalha com grandes distâncias das cidades, sem poder contar com um apoio imediato de outras viaturas.”

Para a comandante do BPTran, tenente-coronel Francyanne Curvo, "o instrumento é ideal para evitar que os policiais e suspeitos sejam expostos ao confronto físico".





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27015/visualizar/