Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Segunda - 23 de Janeiro de 2017 às 08:13
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Lenine Martins/Sesp-MT

Histórias de superação e conquistas marcam a trajetória dos atletas que fazem parte do programa social Rede Cidadã, projeto ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Após somar várias vitórias no esporte em campeonatos estaduais, crianças e adolescentes irão em busca do primeiro título nacional. Dentro da modalidade de Taekwondo, meninos e meninas vão disputar medalhas, entre os dias 11 e 12 de fevereiro, na Copa América de Taekwondo, em Arujá, São Paulo.

Aluno do Rede Cidadã há cinco anos, Júlio César Gomes Cavalcante, de 13 anos de idade, vive um presente cheio de desafios no esporte e na vida, mas sonha com um futuro com mais oportunidades.

Dono de 18 medalhas, entre ouro, prata e bronze, o jovem sonha aliar o esporte à graduação superior. “Quero muitas coisas para o futuro. Sei que aqui estou construindo meu caráter. Vou me formar em biologia”, falou o atleta, ressaltando que entrou no programa social na faixa branca e já conquistou a faixa vermelha.

Também aluna do Rede Cidadã há cinco anos, Mikaela Maria dos Santos, de 15 anos, conta com 18 medalhas em competições. Para ela, mais importante que ganhar medalhas, é saber a diferença entre o certo e o errado. “Aqui aprendemos a socializar e a ter caráter. Sou faixa vermelha e quero continuar no esporte. Mas, também sonho em seguir a carreira de médica”, ressaltou.

Professor de Taekwondo há nove anos, o subtenente PM Emilton Jorge da Silva, falou que são incontáveis as histórias de sucesso na vida e no esporte.

“A atividade tem sido um histórico de sucesso, não só pela prática da arte, mas a transformação na vida de crianças e adolescentes. Já temos muitos bons resultados na área esportiva. Ensinamos, acima de tudo, a encarar desafios e superar limites. A medalha é consequência do trabalho”, destacou.

Ao todo, 25 atletas vão competir na Copa América de taekwondo.

Mais medalhas

Moradora do bairro São Mateus, em Cuiabá, Lívia Andressa Maciel Fernandes, de apenas oito anos, aprendeu a gostar de esporte desde que começou a fazer judô no projeto social, há um ano.

A atleta, com incentivo da escola que estudava, passou a fazer atletismo e já ganhou duas medalhas, na Corrida do Reizinho, em Cuiabá, e na São Silvestrinha, em São Paulo. “Gosto muito de fazer esporte. Os professores brincam com a gente e tenho muitos colegas”.

O pai da pequena, Levi Feliciano Fernandes Lima, rendeu elogios para o programa social Rede Cidadã. “Tenho três filhos, dois ainda fazem parte do programa social. O meu filho mais velho, de 18 anos, já participou dos esportes do Rede Cidadã, seguiu para um emprego no menor aprendiz e agora já trabalha. Aqui é a oportunidade de tirar as crianças das ruas”, frisou.

Rede Cidadã

O Rede Cidadã oferece atividades esportivas como futsal, taekewondo, basquete, capoeira, vôlei, futebol, xadrez e handebol. As opções de atividades artísticas são violão, teatro e pintura em tela.

Além da Capital, o programa é desenvolvido nos municípios de Várzea Grande, Nova Olímpia, Cáceres e Rondonópolis. Ao todo, 1.800 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, da rede pública de ensino, fazem parte do programa.

A realização do programa é resultado de uma soma de parcerias de órgãos do Estado, entre eles a Sesp, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) e demais parceiros.

O Rede Cidadã é formado por nove núcleos: administrativo, capacitação, comunitário, cultural, escolar, esportivo, psicossocial, pedagógico e social. A sede do programa está localizada na Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores), bairro Planalto, na Capital.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3653-3348 ou (65) 3653-8476. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27139/visualizar/