Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 23 de Janeiro de 2017 às 15:05
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT/Mayke Toscano

O Conselho de Coronéis da Polícia Militar de Mato Grosso apresentou nesta segunda-feira (23.01) um plano de segurança pública para reduzir os índices de criminalidade no Estado. O plano foi elaborado levando em conta estudos internacionais e experiências já existentes.

Ao todo, são 15 propostas que vão desde a atuação ostensiva, até as questões administrativas da Polícia Militar. Um dos objetivos é a aproximação do cidadão com a sociedade. Para isso, as ações sociais deverão ser fortalecidas com a inserção de oficinas de teatro, bibliotecas públicas e cinemas nas unidades de Polícia Comunitária.

O plano também envolve diversas ações de repressão ao crime, com ações rotineiras nos bairros mapeados com os maiores índices de criminalidade. O plano também contempla ações de integração e inteligência. Todos os casos atendidos pela Polícia Militar passariam a ser inseridos em um sistema de dados para acompanhamento dos índices de Violência e a produtividade do policial militar. Essa produtividade, também seria renumerada pelo Estado.

O governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, ficaram de analisar o plano apresentado pelos coronéis. Na oportunidade, o governador lembrou que o plano leva em consideração muito do que o Governo já faz na área de Segurança Pública.

Taques também ressaltou o compromisso da gestão com a diminuição dos índices de criminalidade, ressaltando o incremento de 3.350 novos homens e mulheres para as forças de segurança. Destacou que o trabalho em conjunto das forças já começa a apresentar resultados, conforme dados oficiais que mostram queda no número de roubos e homicídios.

Também no encontro, os militares ressaltaram ao governador a necessidade de profissionais de saúde na corporação de um atendimento especial ao militar, devido ao risco que correm no trabalho diário. Taques destacou que o Governo vai estudar concursos para novos profissionais de saúde na corporação e espera a entrega, nos próximos dias, de proposta de convênio, ou mesmo reforma de um espaço para atender os servidores da Segurança.

Além disso, o governador garantiu que uma das nove ambulâncias que estão sendo adquiridas pelo Governo de Mato Grosso irá para a Polícia Militar. "Entendemos a necessidade de vocês, estamos na fase de compra dessas ambulâncias e uma delas virá para a PM. Queremos entregar em 90 dias", afirmou.

Participação

Na reunião, os coronéis agradeceram o governador Pedro Taques pela participação na reunião. Representantes dos 8 mil militares de Mato Grosso, destacaram que é de suma importância serem ouvidos pela gestão. Taques, por sua vez, afirmou que encontros, como o desta segunda-feira, devem ocorrer a cada semestre. Para o mês de agosto, o governador determinou que parte das demandas apresentadas sejam resolvidas pela Sesp.

O secretário Rogers Jarbas, destacou que o encontro foi importante para que o governador pudesse ouvir quais são as demandas da PM. "O governador ouviu a todos os coronéis e nós vamos levar essas demandas para a Sesp para dar andamento. Mas é importante dizer que muitas delas aqui já tiveram seu encaminhamento. Reuniões como esta valorizam os nossos profissionais, todo oficial e todo praça da Polícia Militar. Isso será uma rotina. O governador gosta de estar próximo dos profissionais de Segurança Pública e de participar do processo de transformação da Segurança no Estado", disse.

O comandante da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz de Magalhães, avalia a visita do governador como histórica e de uma importância fundamental. "Primeiro, que tivemos a oportunidade de reafirmar ao Governo do Estado o nosso compromisso com Mato Grosso e a sociedade. Além disso, alguns coronéis expuseram, de forma específica e técnica, questões que tiram o sossego de todos os policiais militares. A reunião foi altamente positiva e tenho certeza que o governador saiu com uma visão ainda melhor da nossa instituição", disse.

Ele ainda destacou que os militares sabem que tem um canal aberto com o governador e que isso deverá ser fortalecido com o tempo e as novas rodadas de reuniões.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27158/visualizar/