Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 20 de Fevereiro de 2017 às 07:52
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Rafaella Zanol Secid-MT

Cerca de 5 mil residências e estabelecimentos de Barão de Melgaço (a 128 km de Cuiabá) terão em breve acesso à água tratada de qualidade. Isso será possível com a construção e a readequação do Sistema de Abastecimento de Água da cidade. O secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos, que visitou o município neste sábado (18.02), afirmou ao prefeito Elvio de Souza Queiroz que a obra é uma prioridade do Governo do Estado e será edificada com contrapartida de emenda parlamentar. O investimento total previsto é de R$ 2,79 milhões.

"Temos um problema aqui que está imanando nossa atenção: a Estação de Tratamento de Água (ETA). Essa obra terá ajuda do deputado federal Fábio Garcia e será construída numa parceria entre o parlamentar e o Governo Pedro Taques. Já o projeto será executado em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso", explicou o secretário ao chefe do executivo municipal e mais nove vereadores da cidade durante uma reunião na Câmara Municipal na manhã deste sábado.

Segundo Wilson, estão garantidos para a edificação da estação de água ao menos R$ 1 milhão, fruto de emenda. O restante virá dos cofres do Estado.

Durante a audiência, o secretário relatou às autoridades presentes que a visita a Barão de Melgaço foi uma determinação do governador, com o objetivo de ver as necessidades da região e ouvir as demandas. "Os municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá terão atenção especial do governo", ressaltou Wilson Santos.

O prefeito e os vereadores externaram ao titular da Secretaria das Cidades os gargalos do município, enfatizando a questão da dificuldade no tratamento e distribuição de água à população local. "Hoje temos uma deficiência muito grande de tratamento da água levada a nossa comunidade. Há 30 anos construíram uma ETA que beneficiava basicamente trinta imóveis, e hoje nós estamos com mais de 2,2 mil imóveis sendo abastecidos por essa mesma Estação de Tratamento", relatou o prefeito Elvio Queiroz.

Os vereadores discorreram, de forma geral ao secretário, que o produto que chega às torneiras das casas dos moradores de Barão não é próprio para o consumo e que o tema precisa será solucionado rapidamente. "Precisamos de ajuda do Governo para isso", acrescentou o presidente da Câmara dos Vereadores, Joilson Gonçalves.

O vereador Milton Paulo da Silva destacou ainda que atualmente cerca de duas mil pessoas estão recebendo água sem qualidade e isso precisa mudar. "Necessitamos solucionar o problema com maior brevidade possível", destacou.

O deputado estadual Allan Kardec, que acompanhou a visita, afirmou que a situação da água em Barão de Melgaço é de calamidade pública. "A água hoje está chegando aos moradores hoje é praticamente a do rio. Isso é uma calamidade", disse ele, alegando que dará toda ajuda possível à cidade.

A necessidade de reestruturação da rede de abastecimento de água de Barão veio à tona no ano passado após a realização de estudos técnicos do Programa Municipal de Saneamento Básico (PMSB), fruto de convênio entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), UFMT e Secid, executado em 108 municípios mato-grossenses. Na ocasião, técnicos do PMSB detectaram coliformes fecais na água que chega à população local, o que levou o município a decretar situação de emergência em agosto de 2016.

Mais demandas

Além da questão da água, os parlamentares levaram ao secretário outros dois pontos considerados cruciais para Barão, a falta de asfalto e a urgência para a revitalização da orla de Barão de Melgaço, município banhado pelas águas do rio Cuiabá. "A cidade surgiu a partir do rio, da orla. O fortalecimento do turismo daqui é essencial. Hoje o visitante chega em Barão e encontra uma orla sem condições, rachada, irregular", discorreu o parlamentar Erick Gonçalves.

O presidente da câmara também enfatizou a importância de se apostar no turismo. "Precisamos sair só do turismo de pesca esportiva", ponderou, dizendo que a pavimentação, a orla e a ETA são necessidade prioritárias do município. O prefeito disse ainda acreditar que a partir do apoio do Governo estadual e de deputados a cidade conseguirá resolver os principais gargalos.

Após as colocações, o secretário Wilson Santos disse que os municípios precisam elencar suas ações prioritárias, só assim o governo terá condições de avaliar e atender pedidos. E cobrou ainda a execução de projetos por parte da gestão municipal. "Sem projeto as obras não andam. Mas é preciso definir prioridades", afirmou, anunciando que o governador destinou já à cidade 50 toneladas de massa asfáltica para serviço emergencial de tapa-buraco.

ETA

Ao final da reunião, o secretário Wilson Santos fez uma caminhada pelas ruas do município acompanhado do prefeito e de vereadores e conheceu a atual Estação de Tratamento de Água de Barão de Melgaço, construída em 1984. Conforme o titular das Cidades, a readequação do complexo é essencial para complementar a nova ETA e garantiu a sua execução.

O novo sistema de abastecimento de água da cidade deve ser licitado pela Secretaria de Estado das Cidades em até dois meses após o término do projeto da estação de tratamento, que vem elaborado em parceria com a UFMT e Funasa.

A obra projetada inclui a construção de uma nova Estação de Tratamento de água e a ampliação e adequação do atual sistema de distribuição. Todo o processo licitatório dura em média 90 dias. Depois de concluído, a ETA terá capacidade de distribuição de até 36 mil litros de água tratada por hora, chegando a 864 mil litros por dia. Conforme o prefeito, cerca de 5 mil imóveis serão atendidos com água tratada. O secretário finalizou: "dará para abastecer a população de barão por 50 anos".

Atualmente, a cidade de Barão de Melgaço é abastecida pelas águas do rio Cuiabá e mais oito poços, responsáveis pela complementação do serviço.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27854/visualizar/