Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 20 de Fevereiro de 2017 às 08:01
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

Otimista com os preparativos para receber a quinta edição da Caravana da Transformação, o prefeito de São José dos Quatro Marcos (328 km a Oeste de Cuiabá), Ronaldo Floreano dos Santos, conta que percorreu pouco mais de 470 km para conferir de perto a última edição do evento, realizada em Jaciara, e conhecer de perto os detalhes do projeto. No município de pouco mais de 19 mil habitantes, serão atendidos com serviços de saúde e cidadania 14 municípios da Região Oeste.

“Fomos ver os detalhes pra fazer bonito. A estrutura a ser montada é gigantesca, e esse será o maior evento que já chegou à nossa região. É uma caravana que além de levar serviços públicos de saúde de muita qualidade, já é um marco no estado de Mato Grosso, uma vez que atende em média 800 pessoas por dia, podendo fazer até 300 cirurgias diárias. Além de todo esse aparato, esperamos ansiosos pelas ações de cidadania”, completa.

Além de prefeito, Santos é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de MT – CISOMT, responsável por levantar a demanda regional para o atendimento de saúde, que é o carro chefe das ações da Caravana. Conforme o gestor, a meta é atingir todas as pessoas que necessitam de atendimento oftalmológico, e de acordo com o diagnóstico feito pela equipe médica da Caravana, elas poderão fazer a cirurgia de catarata ou pterígio.

“Os prefeitos estão se movimentando e nós vamos atingir essa meta. Com essa divulgação das ações aparecem novos casos, estamos reunindo com os vereadores, com as lideranças, com os assentamentos, com as igrejas, então onde estiver algum caso nos vamos buscar por ele. Não podemos deixar ninguém pra trás nesse momento tão importante”, afirma.

Conforme o chefe do executivo municipal, a Região tem aproximadamente 3 mil pessoas na fila de espera para o atendimento oftalmológico. Apenas no município sede do evento, que tem pouco mais de 19 mil habitantes, há uma fila de espera de aproximadamente 700 pessoas. A atual fila de espera para cirurgia oftalmológica é de mais de seis anos, complementa.

Ele conta que para receber o evento e atender melhor a população, está sendo feito um treinamento com cerca de 200 voluntários, principalmente estudantes universitários das instituições de ensino superior da Região.

Outro apontamento de Santos é a movimentação do município e de toda a região, que deve gerar emprego e renda, aquecer o comércio, o setor hoteleiro, rede de alimentações, e postos de combustíveis. A presença do governador Pedro Taques, e ações de diversas secretarias de Estado trarão melhorias, avalia o prefeito.

“O aparato político, o Governo do Estado, as secretarias estaduais, desembargadores, as mais diversas autoridades do governo do estado estarão no nosso município levando informações e assinando convênios em todas as áreas”, afirmou.

Além de Quatro Marcos, outras 13 cidades também serão beneficiadas com a quinta edição do programa. São elas: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco e Salto do Céu.

Caravana

O governo já realizou quatro edições da Caravana da Transformação, atendendo 123 dos 141 municípios desde o lançamento do programa, em julho de 2016. Até o momento, já foram realizadas 11.402 cirurgias. O projeto foi criado com o objetivo de descentralização da prestação de serviços à população, e para suprir a necessidade de ampliar o atendimento, minimizando custos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27856/visualizar/