Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Segunda - 20 de Fevereiro de 2017 às 09:05
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Sejudh-MT

Costurar a própria liberdade é a chance que 20 reeducandos de Cáceres (234 km a Oeste de Cuiabá) passam a ter com a participação em uma oficina instalada na cadeia masculina da cidade. O projeto, que recebeu o nome de Costurando a Liberdade, surgiu da iniciativa da direção da unidade junto com o Conselho da Comunidade. O objetivo é proporcionar aos reeducandos participantes a qualificação em costura e, depois, eles passarão a confeccionar os uniformes que usam no dia a dia.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) é outro parceiro no projeto e responsável pela qualificação dos reeducandos. As máquinas de costura foram cedidas pela instituição, até que novos equipamentos sejam adquiridos. Os tecidos e linhas já estão à espera para que as peças comecem a ganhar forma.

Um convênio com a Prefeitura vai possibilitar que os uniformes para os estudantes da rede municipal também sejam feitos na oficina da cadeia pública. A iniciativa reduz os custos para o poder público, que ficará responsável pela matéria prima.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Airton Siqueira Júnior, visitou o projeto e elogiou as atividades que são realizadas na unidade. Ele reforçou que uma das prioridades da gestão é fortalecer e ampliar as atividades de ressocialização nas unidades prisionais.

É unânime entre os reeducandos a afirmação de que a nova atividade representa um novo passo para a liberdade. "Temos uma chance para trabalhar e uma nova oportunidade que nos ajuda a passar o tempo".

O diretor da unidade, Revetrio Costa, destacou que a disciplina e as atividades laborais são fundamentais para garantir a organização do presídio. Ele está sempre em busca de oportunidades e parcerias para desenvolver com os reeducandos que estão aptos a participar.

Além da Oficina Costurando a Liberdade, outros 80 reeducandos da unidade trabalham em atividades extramuros, sendo 40 deles na limpeza pública municipal. E 200 participaram das atividades escolares na unidade no ano passado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27869/visualizar/