Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 21 de Fevereiro de 2017 às 19:12
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Maurício Barbant/ALMT
Presidente Eduardo Botelho se reúne com governador Pedro Taques para tratar sobre a crise econômica atual
Presidente Eduardo Botelho se reúne com governador Pedro Taques para tratar sobre a crise econômica atual

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), esteve reunido no Palácio Paiaguás, na manhã desta terça-feira (21), com o governador Pedro Taques (PSDB) e equipe econômica do Executivo para apresentação do cenário fiscal atual de Mato Grosso.

“Hoje, Mato Grosso tem um déficit orçamentário de R$ 1,9 bilhão por ano e temos que encontrar uma saída. O governador está pedindo apoio de todos para que ajudem o Estado sair deste momento difícil, onde as despesas estão aumentando mais do que as receitas”, justificou Botelho.

De acordo com o presidente da ALMT, as principais propostas do Executivo serão tratadas com a equipe técnica da Assembleia Legislativa. “Posteriormente, uma discussão ampla com todos os deputados acontecerá para apresentarmos algumas sugestões”, afirmou Eduardo Botelho.

Na ocasião, os chefes dos poderes Executivo e Legislativo também discutiram a questão do repasse dos duodécimos atrasados, no qual o governador fez uma proposta para pagamento em 2018.

“Vamos discutir e fazer uma contraproposta em busca de entendimento. Pretendo reunir os chefes de poderes para fazermos uma proposta em conjunto. Estou tentando marcar para quinta-feira (23), mas o governador ainda não confirmou”, explicou o deputado.

A previsão era de o governo pagar os repasses dos duodécimos atrasados, dos anos de 2015 e 2016, a partir de abril deste ano. “Somente a dívida com os poderes constituídos é em torno de R$ 500 milhões”, destacou Botelho.

A rodada de conversas busca políticas de ajustes fiscais para os próximos dois anos. Ainda, encontrar uma saída para pagamento do salário dos servidores dentro do mês, tendo em vista que houve a necessidade, nos últimos meses, de realizar o pagamento no dia 10 do mês seguinte, último dia do prazo legal previsto.

O governador já conversou com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos, e deverá nos próximos dias se reunir com os demais chefes de Poderes.

“Precisamos seguir juntos para tirar Mato Grosso da situação de desequilíbrio no fluxo de caixa. Somente juntos poderemos chegar a uma solução que garanta novos investimentos em saúde, educação e segurança. É o que a população espera de nós, que somos servidores públicos”, concluiu o governador.

Também participaram da reunião os secretários da Casa Civil, Paulo Taques; de Fazenda, Gustavo Oliveira; e de Planejamento, Guilherme Müller.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27918/visualizar/