Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 23 de Fevereiro de 2017 às 18:00
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Fotos: Rafaella Zanol Secid-MT

Em seis meses, as calçadas do Centro Político Administrativo de Cuiabá e, seu entorno, vão proporcionar maior segurança às pessoas que transitarem pelo local. O projeto de adequação e acessibilidade do passeio púbico do CPA começou a ser executado e vai contemplar no total 16 mil metros quadrados de calçadas.

A obra, de responsabilidade da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), facilitará o acesso da população a toda estrutura do Governo do Estado. O serviço está orçado em R$ 3,140 milhões e tem prazo de conclusão de 180 dias.

A importância do projeto, segundo o secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos, está justamente no fato de proporcionar maior acessibilidade ao cidadão que precisa se dirigir ao Centro Político, além de dar um novo visual ao complexo governamental.

O secretário adjunto de Políticas Urbanas da Secid, Cláudio Miranda, visitou o canteiro de obras na manhã desta quinta-feira (23.02) e ressaltou que o trabalho vai colocar fim à situação precária das calçadas existentes hoje. “O Estado está dando um exemplo, pois esse projeto proporciona acessibilidade às pessoas com deficiência e maior segurança a todos que circulam pela região”, destacou, acrescentando que a adequação do passeio público no CPA atende à Lei Nacional de Inclusão Social, que prevê o alcance das pessoas com deficiência aos espaços públicos, dando a elas autonomia na locomoção.

Conforme a equipe técnica da Secid, além da questão de facilitação do acesso ao Palácio do Governo e demais secretarias de Estado, o projeto proporcionará ainda a interação entre os espaços e edifícios públicos e vai melhor a paisagem urbana da localidade.

Obra

A obra de adequação das calçadas no Centro Político Administrativo teve início em janeiro e está sendo tocada pela empresa Concremax. Segundo a equipe técnica da empreiteira, devido ao período chuvoso inicialmente foram colocadas em atividade três frentes de trabalho, com 20 operários no geral. Porém, a empresa projeta, ao longo dos seis meses do contrato, chegar até 100 pessoas atuando na execução das calçadas.

Nesta semana, os trabalhadores estão concentrados no setor A do Centro Político, próximo ao Centro de Sustentabilidade do Sebrae, paralelo à avenida Historiador Rubens de Mendonça, Avenida do CPA, nas imediações da Creche Estadual Maria Eunice.

O projeto em questão contempla a implantação de 15 mil metros quadrados de passeio público de 7 cm de espessura e 1,074 mil metros quadrados de 10 cm. A parte interna da calçada tem revestimento com piso tátil, que atende pessoas com deficiência visual. Esse tipo de piso tem textura e cor que diferem do pavimento ao redor, justamente para direcionar e orientar o trajeto.

Além da implantação do passeio público, também consta no projeto serviços complementares, como o plantio de árvores, troca de manilhas, alargamento de áreas de passeio, reconstrução de muros, substituição de bocas de lobo, meio-fio e sarjetas e recuperação de caixas de energia. Para se ter uma ideia, serão 879 novas árvores e 9,4 mil metros quadrados de grama plantadas, complementando o paisagismo do complexo político.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/27978/visualizar/