Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 22 de Março de 2017 às 10:27
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT

Próximo a Baía de Chacororé, um dos portões de entrada para o pantanal mato-grossense e cercado por uma bela paisagem, o Memorial Rondon é uma boa opção de lazer e entretenimento cultural para o fim de semana. Construído em homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, no distrito de Mimoso (123 km de Cuiabá), em Santo Antônio de Leverger (32 km de Cuiabá), o espaço abriga a exposição Paisagens de Rondon, projeto do fotógrafo Mario Friedlander. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Durante a semana, podem se feitos agendamentos de grupos ou escolas pelo e-mail acenica@gmail.com ou pelo telefone (65) 3023-4523. A exposição tem apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT).

Construído com o propósito de salvaguardar parte da história e dos feitos de Marechal Rondon, mato-grossense nascido no distrito de Santo Antônio de Leverger, o Memorial abriga um importante trabalho documental idealizado por Friedlander. Obstinado, o fotógrafo desbravou, por mais de um ano, alguns dos caminhos trilhados por Rondon, tendo como base os trabalhos realizados pela Comissão chefiada pelo marechal.

Friedlander percorreu mais de 25 mil km entre Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, viajando de carro, barco, avião e a pé, para recriar em fotografias alguns dos lugares por onde Rondon passou. Nesta mostra, além de imagens de sua autoria, revela ainda um importante arcabouço de registros iconográficos deixados pelo marechal na passagem por estes mesmos lugares.

Vários aspectos são enfocados por Mario Friedlander, que se ampara em uma importante pesquisa documental realizada por uma equipe multidisciplinar, sob orientação do historiador João Antônio Lucídio. Toda a releitura das ações de Rondon é baseada em fotos e relatórios sob a guarda pelo Museu do Índio (RJ), do importante acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), além de contar com acervos privados.

Memorial

Inaugurado em agosto do ano passado, o Memorial Rondon está localizado no Distrito de Mimoso, município de Santo Antônio de Leverger. A Rodovia MT-040 está pavimentada até a comunidade de Mimoso e conta com estrutura de postos de abastecimento com conveniências e alguns restaurantes e lanchonetes.

Há restaurantes onde são servidas comidas típicas pantaneiras. O visitante que quiser pernoitar conta com uma pousada, com acomodações modestas, localizada no centro da comunidade, em frente ao Memorial R





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28648/visualizar/