Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Quinta - 23 de Março de 2017 às 18:00
Por: Redação TA c/ O ESTADÃO

    Imprimir


Foto: Reuters
Produtores do MT afirmam que decisão ainda não preocupa
Produtores do MT afirmam que decisão ainda não preocupa

A JBS afirmou nesta quinta-feira, 23, em nota, que suspendeu, por três dias, a produção de carne bovina em 33 unidades das 36 que a empresa mantém no País. Para próxima semana, a companhia irá operar em todas as suas unidades com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva.

"Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira. A JBS ressalta que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil", destacou.

A suspensão já havia sido comunicada para as unidades da JBS em Mato Grosso na quarta-feira, 22. A decisão não deve afetar os pecuaristas no curto prazo. De acordo com especialistas ouvidos pelo Broadcast, serviço de informação em tempo real da Agência Estado, os produtores ainda detêm pastagens em bom estado, que permitem a manutenção das boiadas nas propriedades a um custo relativamente baixo pelo menos até maio, quando a estiagem ganha força. Além disso, a medida tomada pela empresa é considerada até natural em meio às incertezas geradas pela Operação Carne Fraca, deflagrada no dia 17 de março pela Polícia Federal.

"No momento não assusta. Se a JBS não tomasse essa decisão, o próprio pecuarista iria parar de vender. Estamos no período de águas (chuvas), o que nos ajuda a manter os animais nos pastos", destacou Luis Fernando Conte, produtor na região de Juara e vice-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O Estado, que tem o maior rebanho bovino do País, possui 40 frigoríficos, sendo 21 em atividade e 11 desses pertencentes à JBS, comentou. Só no norte e noroeste, onde fica Juara, o plantel é de 5 milhões de cabeças.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28707/visualizar/