Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sexta - 24 de Março de 2017 às 08:27
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


Foto: Dayanne Santana/Sedec-MT

Uma parceria com municípios permite que a população do interior de Mato Grosso tenha acesso a informações das linhas de crédito da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT). Visando chegar mais próximo do pequeno empreendedor, a agência realizará, ao longo deste ano, capacitações para os agentes de crédito que são responsáveis por esta interlocução.

Nesta semana, entre os dias 21 e 24, duas equipes de agentes de crédito participam da capacitação, em Cuiabá. No grupo estão representantes de Cáceres, Campo Verde, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos e Várzea Grande. Os agentes são cedidos pelas prefeituras e entidades parceiras.

De acordo com o gerente de Agronegócios da Desenvolve MT, Alyson Elias, o agente de crédito chega na ponta e desempenha um papel fundamental nos municípios. “É uma forma de atingirmos o interior do estado, onde ainda não temos sede. A parceria com os municípios é fundamental, pois os agentes de crédito serão os multiplicadores da Desenvolve MT na região, levando informação ao micro, pequeno e médio empreendedor, sobre as linhas de crédito”.

O agente é quem operacionaliza desde o contato inicial com o cliente, passando pelo acompanhamento e assessoria, até a quitação final do crédito, a divulgação de oportunidades de investimentos, diagnósticos da realidade das empresas locais e ações de estímulo à produção com base nos planos locais de desenvolvimento.

A capacitação prepara os agentes quanto ao preenchimento dos formulários, captação de documentos, envio dos processos à sede da Desenvolve MT, em Cuiabá, e ainda, para orientar o empresário na formulação de sua proposta de financiamento.

São apresentados o novo escopo da Desenvolve MT, legislação e normas, linhas de crédito e formalização, atribuições dos agentes, cases de sucesso de projetos e empresas, aula prática com visita técnica a um cliente, e montagem de proposta.

Para Edilson Santos, de Poxoréu (257 km ao Sul de Cuiabá), a comunicação entre a agência e a comunidade irá contribuir para o aumento em contratação e, consequentemente, no desenvolvimento econômico dos municípios. “Acredito que estar próximo da comunidade e levar a informação correta é importante para que se quebrem barreiras, pois muitos produtores e empresários não procuram crédito por falta de conhecimento e informação. Estar próximo do empreendedor certamente irá resultará no aumento de produção, renda e emprego nos municípios”.

A Desenvolve MT está estruturando o novo modelo de atuação, para atender também demandas de pequenas e médias empresas, disponibilizando recursos a todos os municípios do estado. Em breve, inclusive, atuará com financiamento a projetos de infraestrutura nos municípios.

A capacitação objetiva contribuir para a qualidade dos serviços, produtos e linhas de crédito e ampliar o alcance de atuação, a exemplo da linha de crédito específica para Inovação (Inovacred) e da Linha Exporta MT, destinada a apoiar o empresário que deseja participar de eventos nacionais e internacionais com a finalidade de ampliar as relações comerciais.

Para saber se o município possui um agente de crédito, basta entrar em contato com a equipe de Prospecção, da Desenvolve MT, pelo telefone (65) 3613-7900.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28711/visualizar/