Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Sexta - 24 de Março de 2017 às 15:28
Por: Redação TA c/ TRE-MT

    Imprimir


Foto: Alair Ribeiro/TRE-MT
Reunião na Presidência do TRE-MT com equipe de trabalho
Reunião na Presidência do TRE-MT com equipe de trabalho

Investir na capacitação do corpo técnico, redimensionar a força laboral, mapear processos de trabalho e implantar a gestão de pessoas por competências são premissas para que uma instituição pública atinja a excelência na prestação de serviços. Com este horizonte, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, e o vice-presidente, desembargador Luiz Ferreira da Silva, adotaram medidas que resultaram na participação de 476 servidores em cursos e treinamentos, além de práticas de gestão com vistas à modernização da Justiça Eleitoral.

Os servidores participaram de cursos voltados para a atualização e reciclagem em suas áreas de atuação, entre eles o novo Código de Processo Civil e Gestão do Serviço Público, oferecidos pela LFG e Fundação Getúlio Vargas.

Para 2016 um Plano Anual de Capacitação foi elaborado com base em pesquisas aplicadas, nas quais se verificou as áreas com deficiência de qualificação. Empresas contratadas realizaram treinamentos sobre Formulação e Desenvolvimento da Estratégia Organizacional, Gestão por Processos e Dimensionamento da Força de Trabalho, o que trará excelentes resultados a médio e longo prazo para a instituição.

Também foram ofertados treinamentos nas modalidades presencial e à distância sobre os sistemas eleitorais, como Registro de Candidatura, Horário Eleitoral e Prestação de Contas. Tais capacitações garantiram que a Justiça Eleitoral se destacasse na rapidez e eficiência com que planeja, realiza e finaliza (divulga resultados) a eleição.

Ao todo, 135 servidores foram capacitados para receber, autuar e analisar os pedidos de Registro de Candidaturas e Horário Eleitoral e 160 receberam treinamento para auxiliar no trabalho de análise das prestações de contas de campanha. Além desses, foram realizados treinamentos sobre "Office" e "Qualidade no Atendimento e Etiqueta Profissional", que qualificou 46 servidores dos cartórios eleitorais.

Pós-graduação em Direito Eleitoral - Atualmente, 32 servidores realizam curso de pós-graduação em direito eleitoral, ministrado pelo Instituto Brasiliense de Direito Eleitoral. Com foco na análise crítica da legislação eleitoral, a pós-graduação eleva a competência técnico-profissional dos alunos, refletindo diretamente na melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade mato-grossense.

Além da capacitação dos servidores, o TRE-MT também investiu na qualificação de magistrados, advogados e estudantes universitários, na área do Direito Eleitoral. Por meio da Escola Judiciária Eleitoral, foram realizados 12 eventos no último biênio, entre palestras, workshops, seminários e encontros que, em sua totalidade, reuniram um público de mais de 2 mil pessoas. Nestes eventos foram debatidos temas relevantes na área do Direito Eleitoral.

Concurso público - No biênio 2015/2017 o Tribunal Regional Eleitoral também realizou um concurso público que resultou na posse de 31 novos servidores para suprir lacunas na primeira instância e no TRE, entre os meses de julho e dezembro de 2016. Além disso, foi realizado um rigoroso estudo para melhor distribuir a força de trabalho nos cartórios eleitorais.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28725/visualizar/