Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Eleições 2016
Terça - 23 de Agosto de 2016 às 09:02
Por: Redação TA c/ TRE - MT

    Imprimir


Foto: Divulgação
Dois municípios de Mato Grosso tem apenas um candidato a prefeito nas eleições municipais deste ano. O município de Nova Mutum, com 24 mil eleitores, conta com um candidato a prefeito e 40 candidatos a vereador.

A coligação que lançou o candidato a prefeito, que busca a reeleição, é composta por 15 partidos. Os 15 mil eleitores de Nova Xavantina vivem a mesma realidade, com apenas um candidato a prefeito e 44 candidatos a vereador. O candidato a prefeito de Nova Xavantina também busca a reeleição.

O Juízo da 5ª Zona Eleitoral de Nova Mutum recebeu somente os Requerimentos de Registros de Candidaturas de Adriano Xavier Pivetta e Leandro Félix Pereira, que buscam a reeleição, respectivamente, nos cargos de prefeito e vice-prefeito.

Eles compõem a chapa majoritária apresentada pela Coligação "Exemplo de Progresso", que é formada pelos seguintes partidos: PP, PDT, PSC, PR, PPS, DEM, PSDC, PMN, PSB, PRB, PSD, PEN, PHS, PROS, PSDB.

Já o Juízo da 26ª Zona Eleitoral de Nova Xavantina recebeu os Requerimentos de Registros de Candidaturas de João Batista Vaz da Silva, que busca a reeleição no cargo de prefeito, e Ney Weliton do Nascimento, para vice-prefeito.

Ambos compõem a Chapada Majoritária da Coligação "Unidade Democrática", formada pelas seguintes agremiações partidárias: PSDB, PP, PDT, PR, PMB, PRP, PT, PV, PTB, PSL, PSB, PSD, SD, DEM, PRB, PMDB, PC do B e PSC.

De acordo com a legislação eleitoral, em municípios com mais de 200 mil eleitores, o candidato a prefeito só é eleito se obter 50% dos votos válidos mais um (voto).

Porém, nas cidades com menos de 200 mil eleitores vence a eleição o candidato que obtiver a maioria simples dos votos válidos (para este cálculo não se considera os votos brancos e nulos).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/288/visualizar/