Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 30 de Março de 2017 às 09:00
Por: Redação TA c/ ALMT

    Imprimir


Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa, por intermédio da Superintendência de Planejamento Estratégico, dará posse na manhã desta quinta-feira (30/03) aos estudantes que irão compor a 8ª Legislatura do Programa Parlamento Mirim Mato-Grossense.

Em 2017, duas novidades vão ampliar as ações dos estudantes eleitos para fazer parte dessa legislatura. Uma medida está direcionada ao mandato do deputado mirim, que passa a ser de dois anos. Outra medida, amplia o rol de municípios que podem se inscrever no programa.

Segundo dados da superintendência, Jangada, Nossa Senhora do Livramento e Acorizal são mantidos, e acrescentam-se Sinop, Rondonópolis, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Jangada, Acorizal, Santo Antonio de Leverger, Alto Paraguai e Diamantino. Conforme o superintendente do Planejamento Estratégico, coronel Joselito Espírito Santo de Paula, a intenção da Mesa Diretora é abrir a oportunidade de participação a estudantes de outras cidades.

“É uma oportunidade para os alunos se destacarem e representarem o município nesse projeto”, destacou o superintendente, que visitou Nossa Senhora do Livramento, Jangada e Acorizal com o objetivo de se reunir com diretores de escolas, prefeitos e secretários de educação para explicar o programa.

“A Assembleia tem como meta resgatar o valor da sociedade, despertar o interesse dos jovens pela política, e levar o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Legislativo”, falou Joselito de Paula.

Vale lembrar que o Parlamento Mirim foi criado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso com o objetivo principal de possibilitar aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar na Casa de Leis, com diplomação, posse, sessão de escolha da mesa diretora e sessão ordinária.

“Temos o propósito de trazer a população até a Assembleia, através do Parlamento Mirim. Depois disso, cada estudante terá obrigação de passar o conhecimento que adquiriu na Assembleia Legislativa para escolas dos municípios, explicando como trabalha um deputado. É a semente que estamos plantando”, adiantou ele.

Durante as sessões de deputado mirim, cada parlamentar estadual cede o seu lugar para jovens estudantes. “Nossa maior premiação é o reconhecimento político de como funciona o Parlamento”, frisou Joselito de Paula.

Durante o mandato de dois anos, os deputados mirins participam de atividades dentro e fora da Assembleia Legislativa, como: palestras sobre o funcionamento do Legislativo e o papel do deputado, participam das sessões ordinárias e especiais do Parlamento Mirim, acompanham, ocasionalmente, um deputado em suas atividades parlamentares, apresentam seu projeto de lei e buscam desenvolvê-lo ao longo de seu mandato, além de visitar Brasília, conhecendo o Congresso Nacional.

PROGRAMAÇÃO

A recepção aos “deputados mirins” será das 7h30 às 8h30, com café da manhã. Após, haverá pronunciamento do responsável pelo “Programa Jovem Cidadão”, Éder Dourado (9h) e do superintendente de Planejamento Estratégico da Casa, Joselito Esírito Santo de Paula (9h20). Depois, a apresentação pessoal dos novos “deputados mirins” (9h50) será seguida por palestra do professor José Ival de Souza que irá enfocar “Breve história da Assembleia Legislativa” (10h20).

A seguir, os estudantes receberão as boas vindas do presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (10h40). Depois do almoço, haverá a leitura da “Carta aos deputados” (12h30), seguida pela palestra de Éder Dourado, sobre “Os três poderes, o poder legislativo e o papel dos deputados e deputados mirins” (12h30).

Haverá ainda pronunciamento da estudante Maria Antonia, que irá lançar o convite para levar o “Parlamento Mirim” para as Câmaras Municipais (13h15). O presidente da legislatura passada, Marcelo Maciel Lemos, vai falar sobre as experiências proporcionadas pelo programa (13h30) e, depois dele, a palavra estará aberta aos deputados mirins (14h). Finalmente, o professor José Ival de Souza conduzirá uma visita pelas dependências da Casa (15h).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/28858/visualizar/