Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 09 de Março de 2016 às 10:40
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O deputado Wilson Santos (PSDB), líder de governo na Assembleia Legislativa, depois de conduzir, em 2015, a mais intensa discussão sobre a qualidade do ensino fundamental no Estado, com audiências públicas em oito cidades-polos, reiniciou este ano o mesmo giro, desta vez, para apresentar o relatório preliminar sobre o Ciclo de Formação Humana. Na manhã desta terça-feira (8), o parlamentar esteve apresentando o relatório preliminar no Conselho de Educação do Estado (CEE).

A reunião plenária do Conselho Estadual de Educação teve a participação dos 24 conselheiros mato-grossenses. Wilson Santos falou das mais de 20 propostas de mudanças para o Ciclo de Formação Humana, com destaque para a formação humana com aprendizagem. O parlamentar foi bastante questionado por mestres e doutores, e debateu todos os questionamentos. Os reclames dos profissionais vão da falta de formação profissional, até carga horária, baixos salários e da falta de recursos para a educação.

A professora, conselheira Vera Martins, de Cáceres, falou da defasagem na formação dos professores e do problema da carga horária. A conselheira, professora Regina Borges Araújo, destacou a falta de comprometimento dos professores com a escola. A conselheira Maria Luisa, do Sintep, defendeu uma maior discussão sobre a escola ciclada e apontou a necessidade de envolvimento das redes municipais nos debates. Os professores e conselheiros Adriano e Pablo destacaram a falta de formação e de financiamento, respectivamente, para a educação.

O parlamentar esclareceu que a partir deste ano, a Educação de Mato Grosso terá 0,5% a mais de orçamento para gerir o setor. Um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), do deputado tucano, aprovado e sancionado, vai garantir gradativamente, a partir de 2016, o que determina a Constituição: 35% do orçamento para a educação. “O aumento será de no mínimo 0,5% ao ano, até atingir o que prevê a lei”, disse o parlamentar. Atualmente, o governo destina 25% para a educação.

Conforme Wilson Santos, este ano serão mais R$ 48,5 milhões para a educação. Deste valor – completou – R$ 5 milhões deverão ser destinados, exclusivamente, para a formação profissional. Ainda sobre a apresentação do relatório preliminar da escola ciclada, o deputado adiantou que assim que repetir a discussão nas oito cidades polos do Estado e repetir reuniões segmentadas, como a que ocorreu no Conselho Estadual de Educação, formatará um documento final que será entregue ao governador Pedro Taques (PSDB), para nortear a política do ensino fundamental a partir de agora no Estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2890/visualizar/