Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Sexta - 21 de Abril de 2017 às 16:04
Por: Redação TA c/ Secom-MT

    Imprimir


Foto: Dayanne Santana/Sedec-MT

Uma oportunidade de negócios e de conhecimentos que atraem a atenção, os olhares e o paladar dos visitantes. Para completar esse cenário, a chuva contribuiu refrescando o clima para deixar o público ainda mais a vontade já no primeiro dia de evento. A programação vai até domingo (23.04), no Centro de Eventos do Pantanal, com entrada gratuita e ofertando 12 oficinas de reaproveitamento de alimentos no espaço gourmet, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).

“A feira tem cunho de negócio, mas também de entretenimento, onde a gastronomia e artes estão muito bem representadas. Um evento desse, demonstrando o potencial de Mato Grosso, tem retorno econômico relevante para os diversos expositores e consequentemente, para o Estado”, frisou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk.

Entre as diversas atrações estão as oficinas de gastronomia, comandadas por chefs de cozinha do Senac e do Sesc, ofertadas gratuitamente aos interessados. São receitas fáceis de serem preparadas, que buscam valorizar o reaproveitamento de alimentos, itens que na maioria das residências vão literalmente para o lixo.

“Bacana essa preocupação com a sustentabilidade, que foi trazida como tema para a Fit Pantanal deste ano. Procuramos desenvolver receitas gourmet com essa ideia, onde é possível explorar de forma total os alimentos. São fáceis, gostosas e muito saborosas que podem ser comercializadas em qualquer estabelecimento, como bar, restaurante. E que permitem sofisticação, basta incrementar e aproveitá-lo. No caso, reelaboramos para torná-las gourmet”, explicou a chef do Senac, Márcia Mesquita.

O quibe de abóbora e mini bolo da casca de abóbora foram as receitas escolhidas para a primeira oficina. Mas virão outras na programação da Fit Pantanal, entre elas a parmegiana da casca de banana com arroz e batatas rústicas com flor de sal e alecrim, e bolo da casca da banana com caramelo de banana e sorvete de creme. E se você não gosta de chuchu, que tal aprender um delicioso suco de limão com o ingrediente?

No caso da casca de banana, até parece um ingrediente estranho e realmente causa estranheza, um certo impacto à primeira vista nos grupos participantes, conforme relata a chef. A surpresa, no entanto, do uso dessa proteína que é desperdiçada, logo é percebida que pode render um agradável e delicioso prato.

“É preciso despertar para o tema sustentabilidade, que envolve não só conservar, mas reaproveitar, usar de maneira correta tudo o que temos. Especialmente quando se fala em tanta gente passando fome no mundo. Temos alimentos nas mãos que vão para o lixo. Cada um repensar em casa, é uma questão de qualidade e de economia doméstica”, destacou Márcia Mesquita.

As oficinas acontecem no espaço gourmet, uma espécie de cozinha, montado na Fit Pantanal, para 20 participantes por experiência. É fechado em vidro transparente de modo que os visitantes visualizem o que está acontecendo.

E para aqueles que não conseguirem vaga durante a FIT Pantanal, fiquem atentos. A ideia, pós feira, é ofertar as oficinas ao público.

Espera-se que o público participe, visite as palestras, enfim, que não percam a oportunidade de conhecer mais da gastronomia, do artesanato e das belezas turísticas disponíveis em Mato Grosso.

Oficinas

Sexta-feira (21.04) – 16h às 18h – Farofa rica e suco de limão com chuchu

19h às 21h - Lasanha de mandioca e panqueca de mandioca ao molho rústico de tomate cereja

22.04 – (Sábado) – 16h às 18h – Produção da biomassa da banana verde e como aproveitar a biomassa em receitas diversas

18h às 21h - Parmegiana da casca de banana com arroz e batatas rústicas com flor de sal e alecrim e bolo da casca de banana com caramelo de banana e sorvete de creme.

23.04 – (Domingo) – - 16h às 18h - mini quiche de alho poro com salada verde da horta e risoto de alho poro (talo) queijo de cabra e casca de limão siciliano.

19h às 21h – Sushi de Jacaré

Informações e programação completa www.fitpantanal.com.br





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/29489/visualizar/