Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 24 de Abril de 2017 às 13:23
Por: Redação TA c/ Secom-MT

    Imprimir


Foto: André Romeu/Arquivo Gcom-MT

A Mostra de Arte Contemporânea de São Paulo volta a Cuiabá no próximo mês e, como parte da programação, os organizadores realizam a Proposta Programa Educativo, com palestras e laboratórios com professores da rede pública de ensino.

A série de quatro encontros será realizada nos dias 06 e 07 de maio de 2017, em dois períodos distintos (manhã e tarde), reunindo a cada período a equipe da Bienal (um coordenador, um mediador e três articuladores), e até 100 professores selecionados e convidados pela equipe de produção local, subdivididos em dois grupos de 50 pessoas (turma 1 e turma 2).

Os encontros, com palestras de uma hora e laboratórios de três horas cada um, terão como base a proposta da publicação educativa da 32ª Bienal de refletir sobre os objetivos e as maneiras de se aproximar das práticas artísticas em contextos de aprendizagem.

Na primeira parte dos encontros (Palestra) será apresentada a Fundação Bienal e a 32ª Bienal, seus temas e conteúdos.

Já na segunda (Laboratório), será dedicada a aprofundar os assuntos com base no recorte dos artistas da mostra em Cuiabá. Exercícios práticos coletivos complementarão os trabalhos em cada um dos encontros.

Será distribuída a publicação educativa. O grupo de mediadores poderá participar das palestras e laboratórios.

Encontro 1

06/05/2017 - sábado, das 8h às 12h (Turma 1) e das 14h às 18h (Turma 2)

Palestra | A 32ª Bienal, seus temas e conteúdos

Laboratório | Narrativas que constroem mundos

O laboratório aborda obras de artistas da 32ª Bienal como Dalton Paula, Günes Terkol e o projeto Vídeo nas Aldeias, que investigam políticas da diferença e a ampliação dos horizontes de representação de subjetividades.

Com base na pergunta “O que te faz sentir pertencente?” Será debatida a relação entre narrativas pessoais e a multiplicidade de existências possíveis.

Encontro 2

07/05/2017 - domingo, das 8h às 12h (Turma 1) e das 14h às 18h (Turma 2)

Palestra | A 32ª Bienal, seus temas e conteúdos

Laboratório | Acolher incertezas em ambientes de aprendizagem

O laboratório propõe uma aproximação à proposta curatorial da 32ª Bienal, partindo dos processos de criação de artistas da exposição, como Felipe Mujica e Francis Alÿs, e do texto “Escrever e Saber”, de Mia Couto, presente na publicação educativa Incerteza Viva - Processos artísticos e pedagógicos.

Local 06 e 07/05 – 08h às 12h (Turma 1) e 14h ás 18h (Turma 2) IFMT – Campus Cuiabá Rua Professora Zulmira Canavarros, 93 – Centro, Cuiabá/MT

Informações sobre inscrições

Telefone: (65) 3613-0240 E-mail: 32bienalmt@cultura.mt.gov.br





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/29533/visualizar/