Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sábado - 29 de Abril de 2017 às 10:14
Por: Redação TA c/ R7

    Imprimir


Foto: Divulgação

O número de casos de febre amarela explodiu no Brasil desde o início do ano. Segundo último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, a doença já matou 162 pessoas e foram confirmados 492 casos da doença no País. Vale destacar que o mês de janeiro registrou o maior número de casos da doença, de acordo com a pasta. A vacina é a maneira mais eficaz de prevenção da doença. Mas antes de procurar um posto de saúde para se imunizar, é necessário se informar se você pode ou não tomar a vacina.

A vacina é segura?

A eficácia chega a 95% e é bastante segura. Pode causar reações adversas, como qualquer medicamento, mas casos graves são raros. Dores no corpo, de cabeça e febre podem afetar até 5% dos imunizados.

Quantas doses devo tomar?

De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema de vacinação da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida.

Para as pessoas que não tomaram a vacina na infância, a orientação é tomar uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira. Porém, a recomendação do governo federal é apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina.

Quem não deve tomar a vacina?

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, a orientação é que a pessoa busque ajuda médica e ele é quem avaliará o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.

Por que as grávidas não podem tomar?

A infectologista do Hospital e Maternidade São Luiz Regia Damous explicou que as gestantes não devem tomar a vacina contra febre amarela. Pois, como o imunizante é feito com vírus vivo atenuado e é contraindicada tanto na gravidez quanto durante a amamentação. Se a mulher tiver se imunizado após o nascimento do bebê, ela precisa esperar 28 dias para retornar a amamentação, pois o vírus pode ser transmitido pelo leite.

Então, como as gestantes devem se proteger da febre amarela?

De acordo com a infectologista, as grávidas devem se proteger usando roupas que cubram as áreas expostas, passando repelente na pele e sobre a roupa, além de evitar viajar para as regiões que têm casos da doença.

A vacina pode provocar efeitos adversos?

Como qualquer outra vacina ou medicamento, a vacina da febre amarela pode causar efeitos colaterais, como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo etc.

A vacina dura quanto tempo?

A vacina dura dez anos. Depois disso, uma segunda dose garante a imunização para o resto da vida. Vale destacar que o imunizante começa a ser efetiva dez dias após a aplicação.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/29670/visualizar/